Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29214

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGRIGOLETTO, Evandra-
dc.contributor.authorSILVA, Shirleide Bezerra da-
dc.date.accessioned2019-02-18T19:32:23Z-
dc.date.available2019-02-18T19:32:23Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29214-
dc.description.abstractA inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade moderna, capitalista, vêm atualmente ganhando espaço também no ambiente escolar. Os alunos passaram a se comunicar com mais intensidade no espaço virtual e, aos poucos, algumas escolas vêm utilizando esse ambiente, sobretudo o das redes sociais, como espaço de interlocução, em que se pode favorecer a produção textual. Nesse contexto, este estudo versou sobre o processo de autoria na produção de textos argumentativos de estudantes da rede pública estadual de Pernambuco, produzidos nas aulas de língua portuguesa, tanto na sala de aula como no Facebook. Partimos, assim, dos seguintes questionamentos para a construção dessa pesquisa: Os alunos da Escola Pública, ao utilizarem o Facebook, trazem, em relação às produções realizadas para o ambiente escolar, indícios de autoria? Eles assumem a função-autor? Como se dá o efeito de autoria? Para responder a essas indagações, construímos um estudo com o objetivo de investigar o processo de autoria do sujeito-aluno ao produzir textos argumentativos nas aulas de Língua Portuguesa no Facebook e no espaço da sala de aula. Para tanto, tomamos como norte a teoria da Análise do Discurso francesa, na perspectiva peucheuxtiana enfatizando as noções de sujeito, sentido, interpretação, autoria, leitura e escrita nos ambientes escolar e virtual. Os resultados apontaram para a assunção da autoria dos sujeitos-aluno, uma vez que eles ocupam, em suas produções, tanto a função como a posição-autor em graus menor e médio de autoria. No entanto, apenas os discursos materializados no Facebook, como os comentários e a discussão entre os sujeitos, estão inscritos na escritoralidade, causando, assim, um efeito de autoria.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectTextos argumentativospt_BR
dc.subjectFacebook.pt_BR
dc.titleO processo de produção de autoria do sujeito-aluno: interfaces entre os espaços virtual e escolarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0982776400822317pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxAfter the inclusion of Information and Communication Tecnology (ICT) in modern capitalist society, now new technologies have been gaining ground also in the school environment. The students started to communicate with more intensity in the virtual space, and gradually, some schools have used this environment, especially that of social networks, such as dialogue space, in which they can promote the production of text. In this context, this study expounded on the authoring process in the production of argumentative texts of students from public schools in Pernambuco, produced in Portuguese language classes, both in the classroom and on Facebook. We start, thus, the following questions for the construction of this research: Students at Public School, when using Facebook, bring in relation to productions made for the school environment, authoring evidence? They assume the author-function? How is the effect of authorship? To answer these questions, we have built a study in order to investigate the process of authorship of the subject student to produce argumentative texts in Portuguese classes on Facebook and classroom space. Therefore, we take as north theory Analysis of French speech, emphasizing the subject notions of meaning, interpretation, authorship, reading and writing in school and virtual environments. The results pointed to the assumption of the authorship of the subject student, since they occupy in their productions, both function as the author-position lower and middle levels of authorship. However, only the speeches materialized on Facebook, as comments and discussion among subjects are enrolled in writing, thus causing an authoring effect.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Shirleide Bezerra da Silva.pdf4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons