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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2900
Title: Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical
Authors: BARROS, Lydia Gomes de
Keywords: Tecnobrega;Esfera pública musical;Legitimação musical;Circulação;Tecnologia.
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Gomes de Barros, Lydia; Carneiro da Cunha Filho, Paulo. Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Esta tese de doutorado pretende apontar a emergência de um novo paradigma de legitimação da música popular brasileira, baseado no aumento da circulação do acervo musical produzido globalmente e na acessibilidade às ferramentas tecnológicas que possibilitam autonomia de criação e de distribuição. Essa hipótese é defendida com base na análise do circuito paraense do tecnobrega, estilo musical que atualiza com recursos da música eletrônica uma tradição musical desprezada pelas elites a música brega romântica do Pará, produzida entre as décadas de 1980 e 1990 , que introduziu a informalidade no negócio da música no país, puxando os números de uma indústria paralela milionária. Entende-se que essa nova esfera pública musical , apesar de mais inclusiva, não desfaz inteiramente as distinções sociais na construção de valor das mercadorias musicais. Defende-se, por outro lado, que a partilha de um conhecimento tecnológico mediado pela música constitui-se em capital para sujeitos socialmente excluídos, impactando positivamente nas construções discursivas em torno dessa música e abrindo margem a intervenções democráticas nas esferas da cultura e da vida social
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2900
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Comunicação

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