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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2900

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA FILHO, Paulo Carneiro dapt_BR
dc.contributor.authorBARROS, Lydia Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:24:42Z
dc.date.available2014-06-12T16:24:42Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationGomes de Barros, Lydia; Carneiro da Cunha Filho, Paulo. Tecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musical. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2900
dc.description.abstractEsta tese de doutorado pretende apontar a emergência de um novo paradigma de legitimação da música popular brasileira, baseado no aumento da circulação do acervo musical produzido globalmente e na acessibilidade às ferramentas tecnológicas que possibilitam autonomia de criação e de distribuição. Essa hipótese é defendida com base na análise do circuito paraense do tecnobrega, estilo musical que atualiza com recursos da música eletrônica uma tradição musical desprezada pelas elites a música brega romântica do Pará, produzida entre as décadas de 1980 e 1990 , que introduziu a informalidade no negócio da música no país, puxando os números de uma indústria paralela milionária. Entende-se que essa nova esfera pública musical , apesar de mais inclusiva, não desfaz inteiramente as distinções sociais na construção de valor das mercadorias musicais. Defende-se, por outro lado, que a partilha de um conhecimento tecnológico mediado pela música constitui-se em capital para sujeitos socialmente excluídos, impactando positivamente nas construções discursivas em torno dessa música e abrindo margem a intervenções democráticas nas esferas da cultura e da vida socialpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnobregapt_BR
dc.subjectEsfera pública musicalpt_BR
dc.subjectLegitimação musicalpt_BR
dc.subjectCirculaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia.pt_BR
dc.titleTecnobrega: a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto do novo paradigma da crítica musicalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

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