Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28989

Comparte esta pagina

Título : Aulas de educação física na educação infantil: Um olhar para o desenvolvimento da lateralidade
Autor : SILVA, Rayelle Thaís Lima da
Palabras clave : Educação Física Escolar; Educação Infantil; Esquema Corporal
Fecha de publicación : 7-dic-2018
Citación : SILVA, R. T. L.
Resumen : A educação infantil atualmente vem sendo alvo de interesse para realização de pesquisa e estudos, pois ela é marcada pela fazer de maior desenvolvimento motor da criança e sendo ela a primeira fase da educação básica. Considerando que a Educação Física faz parte do componente curricular da educação básica, e que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento integral da criança através de experiências motoras, para que a criança desenvolva seu esquema corporal, que é a forma como a criança compreende seu corpo e as possibilidades de ações que ele pode executar, o qual tem como elemento a lateralidade, caracteriza-se pela dominância de um dos lados do corpo, podendo ser em três níveis: manual, ocular e pedal, que por sua fez tem um papel relevante para a formação e construção do esquema corporal, visto que uma lateralidade desenvolvida de formar falha pode ser relacionada a problemas na aprendizagem e na compreensão da realidade a qual a criança está inserida. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo por meio da literatura demonstrar que através das práticas corporais nas aulas de Educação Física na educação infantil, a criança tem a oportunidade de desenvolvimento do esquema corporal, enfatizando a lateralidade. O estudo consiste em revisão bibliográfica, o qual teve como referência artigos e livros publicados entre o ano de 2001 a 2018. Pode-se observar que a lateralidade pode ser desenvolvida através dos conteúdos da Educação Física como jogos, dança, esporte, lutas e ginástica, das aulas de Educação Física. Contudo, conclui-se que as aulas de Educação Física podem auxiliar na vivência do esquema corporal, e por sua vez o desenvolvimento e aperfeiçoamento da lateralidade, assim minimizando possíveis problemas atrelados ao déficit nessa formação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28989
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, .R. T. L..pdf846,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons