Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28989
Comparte esta pagina
Título : | Aulas de educação física na educação infantil: Um olhar para o desenvolvimento da lateralidade |
Autor : | SILVA, Rayelle Thaís Lima da |
Palabras clave : | Educação Física Escolar; Educação Infantil; Esquema Corporal |
Fecha de publicación : | 7-dic-2018 |
Citación : | SILVA, R. T. L. |
Resumen : | A educação infantil atualmente vem sendo alvo de interesse para realização de pesquisa e estudos, pois ela é marcada pela fazer de maior desenvolvimento motor da criança e sendo ela a primeira fase da educação básica. Considerando que a Educação Física faz parte do componente curricular da educação básica, e que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento integral da criança através de experiências motoras, para que a criança desenvolva seu esquema corporal, que é a forma como a criança compreende seu corpo e as possibilidades de ações que ele pode executar, o qual tem como elemento a lateralidade, caracteriza-se pela dominância de um dos lados do corpo, podendo ser em três níveis: manual, ocular e pedal, que por sua fez tem um papel relevante para a formação e construção do esquema corporal, visto que uma lateralidade desenvolvida de formar falha pode ser relacionada a problemas na aprendizagem e na compreensão da realidade a qual a criança está inserida. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo por meio da literatura demonstrar que através das práticas corporais nas aulas de Educação Física na educação infantil, a criança tem a oportunidade de desenvolvimento do esquema corporal, enfatizando a lateralidade. O estudo consiste em revisão bibliográfica, o qual teve como referência artigos e livros publicados entre o ano de 2001 a 2018. Pode-se observar que a lateralidade pode ser desenvolvida através dos conteúdos da Educação Física como jogos, dança, esporte, lutas e ginástica, das aulas de Educação Física. Contudo, conclui-se que as aulas de Educação Física podem auxiliar na vivência do esquema corporal, e por sua vez o desenvolvimento e aperfeiçoamento da lateralidade, assim minimizando possíveis problemas atrelados ao déficit nessa formação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28989 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, .R. T. L..pdf | 846,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons