Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28989

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Rayelle Thaís Lima da-
dc.date.accessioned2019-02-06T19:13:54Z-
dc.date.available2019-02-06T19:13:54Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.date.submitted2019-02-06-
dc.identifier.citationSILVA, R. T. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28989-
dc.description.abstractA educação infantil atualmente vem sendo alvo de interesse para realização de pesquisa e estudos, pois ela é marcada pela fazer de maior desenvolvimento motor da criança e sendo ela a primeira fase da educação básica. Considerando que a Educação Física faz parte do componente curricular da educação básica, e que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento integral da criança através de experiências motoras, para que a criança desenvolva seu esquema corporal, que é a forma como a criança compreende seu corpo e as possibilidades de ações que ele pode executar, o qual tem como elemento a lateralidade, caracteriza-se pela dominância de um dos lados do corpo, podendo ser em três níveis: manual, ocular e pedal, que por sua fez tem um papel relevante para a formação e construção do esquema corporal, visto que uma lateralidade desenvolvida de formar falha pode ser relacionada a problemas na aprendizagem e na compreensão da realidade a qual a criança está inserida. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo por meio da literatura demonstrar que através das práticas corporais nas aulas de Educação Física na educação infantil, a criança tem a oportunidade de desenvolvimento do esquema corporal, enfatizando a lateralidade. O estudo consiste em revisão bibliográfica, o qual teve como referência artigos e livros publicados entre o ano de 2001 a 2018. Pode-se observar que a lateralidade pode ser desenvolvida através dos conteúdos da Educação Física como jogos, dança, esporte, lutas e ginástica, das aulas de Educação Física. Contudo, conclui-se que as aulas de Educação Física podem auxiliar na vivência do esquema corporal, e por sua vez o desenvolvimento e aperfeiçoamento da lateralidade, assim minimizando possíveis problemas atrelados ao déficit nessa formação.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEsquema Corporalpt_BR
dc.titleAulas de educação física na educação infantil: Um olhar para o desenvolvimento da lateralidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202661E4pt_BR
dc.description.abstractxThe education of children is currently being targeted for research and studies, as it is marked by the fact that the child's motor development is more important and is the first phase of basic education. Considering that Physical Education is part of the curricular component of basic education, and has as its objective to assist in the integral development of the child through motor experiences, so that the child develops his corporal scheme, which is the way the child understands his body and the possibilities of actions that he can perform, which has the laterality as an element, characterized by the dominance of one side of the body, being able to be in three levels: manual, ocular and pedal, which in his made has a relevant role for the formation and construction of the corporal scheme, since a laterality developed to form fault can be related to problems in the learning and the understanding of the reality to which the child is inserted. Therefore, the present work aims to demonstrate through physical practices in Physical Education classes in early childhood education, the opportunity to develop body schema, emphasizing laterality. The study consists of a bibliographical review, which had as reference articles and books published between the year 2001 and 2018. It can be observed that laterality can be developed through the contents of body culture such as games, dance, sports, fights and gymnastics, of Physical Education classes. However, it can conclude that Physical Education classes can aid in the development of the corporal scheme, and in turn the development and improvement of laterality, thus minimizing possible problems linked to the deficit in this formation.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, .R. T. L..pdf846,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons