Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28987

Compartilhe esta página

Título: A influência da musicalidade e de práticas corporais na aprendizagem infantil: um estudo numa creche de Chã Grande-PE
Autor(es): LIMA, Thaís Pereira de
Palavras-chave: Música; Práticas Corporais; Educação Infantil
Data do documento: 17-Dez-2018
Citação: LIMA, T. P.
Abstract: No entendimento da educação como direito e na defesa do desenvolvimento pleno de crianças, as creches são espaços institucionais no trabalho educacional voltado ao público infantil, conforme especificidades de faixa etária. Os marcos legais brasileiros definem obrigatoriedade do poder público na oferta de serviços e responsabilidade à família e aos comunitários junto às crianças, considerando sua vulnerabilidade, mas também a potencialidade de estímulos para seu crescimento e desenvolvimento. Com o interesse em contribuir na produção de conhecimento relacionada à educação infantil, surge esta pesquisa-ação em creche de Chã Grande, Pernambuco, recorrendo à musicalidade e práticas corporais nas aprendizagens cognitiva e nas relações sociais dos escolares. Para a execução do planejamento de atuação voltado às necessidades infantis, foram cumpridas etapas anteriores, como a diagnose prévia de aspectos cognitvos e de sociabilidade de 19 crianças, com idade entre 03 e 05 anos. Os resultados e discussões aprofundados neste Trabalho de Conclusão de Curso referem-se à preparação de atividades para os escolares com intuito de colaborar no desenvolvimento de situações de aprendizagem, durante 08 semanas. Na oportunidade deste estudo, tem-se a partilha dos (des)caminhos da realização da investigação intervencionista, que envolve pais ou responsáveis, gestores, profissionais da educação e os pequenos educandos. Em especial, registramos a receptividade das crianças com a proposta de aula supervisionada, tornando possível o cumprimento das pretensões iniciais. Os protocolos de avaliação foram reaplicados no sentido de verificar progressos e quanto aos resultados cognitivos, foi possível observar que 13 crianças (cerca de 68,42%), incluindo meninos e meninas, apresentaram uma melhora em pelo menos um dos aspectos na avaliação após a intervenção. Já os achados frente às relações sociais, evidenciaram maior incremento na aquisição de aspectos sociais, como participação e cooperação, com as meninas se sobressaindo na maioria dos pontos antes e depois das intervenções. Diante do exposto, apesar do pequeno tempo de intervenção, as práticas corporais incorporada à musicalidade são de grande importância, apresentando desenvolvimento nas habilidades de cunho cognitivo e social. A experiência como futura egressa e os procedimentos científicos adquiridos a partir do desenvolvimento da pesquisa, de modo geral, colaboraram no crescimento profissional e pessoal, inclusive da responsabilidade de realizar pesquisas com seres humanos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28987
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Thaís Pereira de.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons