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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28987
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | LIMA, Thaís Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T19:09:29Z | - |
dc.date.available | 2019-02-06T19:09:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-06 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, T. P. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28987 | - |
dc.description.abstract | No entendimento da educação como direito e na defesa do desenvolvimento pleno de crianças, as creches são espaços institucionais no trabalho educacional voltado ao público infantil, conforme especificidades de faixa etária. Os marcos legais brasileiros definem obrigatoriedade do poder público na oferta de serviços e responsabilidade à família e aos comunitários junto às crianças, considerando sua vulnerabilidade, mas também a potencialidade de estímulos para seu crescimento e desenvolvimento. Com o interesse em contribuir na produção de conhecimento relacionada à educação infantil, surge esta pesquisa-ação em creche de Chã Grande, Pernambuco, recorrendo à musicalidade e práticas corporais nas aprendizagens cognitiva e nas relações sociais dos escolares. Para a execução do planejamento de atuação voltado às necessidades infantis, foram cumpridas etapas anteriores, como a diagnose prévia de aspectos cognitvos e de sociabilidade de 19 crianças, com idade entre 03 e 05 anos. Os resultados e discussões aprofundados neste Trabalho de Conclusão de Curso referem-se à preparação de atividades para os escolares com intuito de colaborar no desenvolvimento de situações de aprendizagem, durante 08 semanas. Na oportunidade deste estudo, tem-se a partilha dos (des)caminhos da realização da investigação intervencionista, que envolve pais ou responsáveis, gestores, profissionais da educação e os pequenos educandos. Em especial, registramos a receptividade das crianças com a proposta de aula supervisionada, tornando possível o cumprimento das pretensões iniciais. Os protocolos de avaliação foram reaplicados no sentido de verificar progressos e quanto aos resultados cognitivos, foi possível observar que 13 crianças (cerca de 68,42%), incluindo meninos e meninas, apresentaram uma melhora em pelo menos um dos aspectos na avaliação após a intervenção. Já os achados frente às relações sociais, evidenciaram maior incremento na aquisição de aspectos sociais, como participação e cooperação, com as meninas se sobressaindo na maioria dos pontos antes e depois das intervenções. Diante do exposto, apesar do pequeno tempo de intervenção, as práticas corporais incorporada à musicalidade são de grande importância, apresentando desenvolvimento nas habilidades de cunho cognitivo e social. A experiência como futura egressa e os procedimentos científicos adquiridos a partir do desenvolvimento da pesquisa, de modo geral, colaboraram no crescimento profissional e pessoal, inclusive da responsabilidade de realizar pesquisas com seres humanos. | pt_BR |
dc.format.extent | 82 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Práticas Corporais | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A influência da musicalidade e de práticas corporais na aprendizagem infantil: um estudo numa creche de Chã Grande-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | NASCIMENTO, Hercília Melo do | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The understanding of education as a right and in defense of the full development of children, nurseries are institutional spaces in educational work aimed at children, as specifics of age group. Legal milestones in Brazil set which is required the Government to offer services and responsibility to family and children community, considering your vulnerability, but also the potential stimulus to your growth and development. With the interest to contribute in the production of knowledge related to early childhood education, this research-action arises in daycare Chã Grande, Pernambuco, using musicality and bodily practices in cognitive learning and social relations of school children. For the implementation of the plan of action aimed at children's needs, previous steps have been completed, as the prior diagnosis of motor and cognitive skills of 19 children, aged between 03 and 05 years. The results and in-depth discussions in this monograph refer to the preparation of activities for schoolchildren in order to collaborate in the development of motor and cognitive aspects in situation and learning, during week 08. Assessment protocols were reapplied in order to verify progress in learning by slipping on sociability and selfrestraint. The partial results show greater increment in acquiring social aspects such as participation and cooperation. On the opportunity of this study, the Division of ways of realization of Interventional research, involving parents or guardians, managers education professionals and small children. In particular, we recorded the receptiveness of children with the proposed class supervisee making possible the completion of the initial claims. As for cognitive outcomes, it was possible to observe that 13 children (about of 68,42%), including boys and girls showed an improvement in at least one aspect in the evaluation after the intervention. Already the front of social relations, the girls stand out in most points before and after the intervention. The teaching experience and the scientific procedures acquired from the development of research in General, is relevant as the growth Professional and personal. On the exposed, despite the little time, bodily practices incorporated the musicality are of great importance, showing the development of cognitive and social skills. The future experience formed and procedures acquired from the scientific research development in general, cooperated in the professional and personal growth, including the responsibility to conduct research with human beings. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274881J3 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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