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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28986

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Título: Exclusão/inclusão no planejamento do estágio supervisionado de graduandos em Educação Física do CAV UFPE
Autor(es): ALMEIDA, Alan Caíque da Silva
Palavras-chave: Educação Física; Ensino Superior; Exclusão Educacional; Inclusão Educacional; Prática Docente
Data do documento: 17-Dez-2018
Citação: ALMEIDA, A. C. S.
Abstract: Tendo em vista a diversidade do alunado e necessidade inclusivista da realidade, este trabalho objetiva descrever formas de exclusão/inclusão no planejamento docente de estagiários em Educação Física da Universidade federal de Pernambuco, centro acadêmico de vitória. Sabese que a Educação Física é disciplina integrante do currículo e portanto deve se incumbir junto à comunidade escolar na garantia do acesso e permanência de experiências importantes para o desenvolvimento integral dos alunos, em especial quanto à cultura corporal do movimento. De acordo com a literatura, a inclusão fica apenas na teoria pela dificuldade no preparo do docente, falta de suporte governamental, estruturação material e espaços de diálogo frente à tarefa educativa. Considerando os debates e a existência de políticas públicas que versam sobre o processo de inclusão escolar, esta pesquisa trata-se de um estudo documental, de caráter qualitativo, que se concentra em obter dados através de relatórios de estágio que sinalizem processos de inclusão e exclusão do alunado nas aulas de educação física. Os resultados encontrados indicam que os eixos temáticos das aulas são selecionados previamente pelos professores, provocando vivências distintas entre meninos e meninas. Pessoas com deficiência não detiveram nos planos garantia de participação e os conteúdos esportivos em sua maioria estavam voltados aos meninos. Como estratégias potentes para a inclusão têm-se: grupos rodiziados e autonomia para os alunos. O caráter opcional das aulas e a separação por gênero também foram encontrados nos achados, contraditoriamente à prática docente pautada na inclusão e nos princípios de dignificação e diversidade do alunado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28986
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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