Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28986
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Alan Caíque da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T19:04:43Z | - |
dc.date.available | 2019-02-06T19:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-06 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, A. C. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28986 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista a diversidade do alunado e necessidade inclusivista da realidade, este trabalho objetiva descrever formas de exclusão/inclusão no planejamento docente de estagiários em Educação Física da Universidade federal de Pernambuco, centro acadêmico de vitória. Sabese que a Educação Física é disciplina integrante do currículo e portanto deve se incumbir junto à comunidade escolar na garantia do acesso e permanência de experiências importantes para o desenvolvimento integral dos alunos, em especial quanto à cultura corporal do movimento. De acordo com a literatura, a inclusão fica apenas na teoria pela dificuldade no preparo do docente, falta de suporte governamental, estruturação material e espaços de diálogo frente à tarefa educativa. Considerando os debates e a existência de políticas públicas que versam sobre o processo de inclusão escolar, esta pesquisa trata-se de um estudo documental, de caráter qualitativo, que se concentra em obter dados através de relatórios de estágio que sinalizem processos de inclusão e exclusão do alunado nas aulas de educação física. Os resultados encontrados indicam que os eixos temáticos das aulas são selecionados previamente pelos professores, provocando vivências distintas entre meninos e meninas. Pessoas com deficiência não detiveram nos planos garantia de participação e os conteúdos esportivos em sua maioria estavam voltados aos meninos. Como estratégias potentes para a inclusão têm-se: grupos rodiziados e autonomia para os alunos. O caráter opcional das aulas e a separação por gênero também foram encontrados nos achados, contraditoriamente à prática docente pautada na inclusão e nos princípios de dignificação e diversidade do alunado. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Exclusão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.title | Exclusão/inclusão no planejamento do estágio supervisionado de graduandos em Educação Física do CAV UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Considering the diversity of the pupil and the inclusivist necessity of reality, this paper aims to describe forms of exclusion / inclusion in the teaching planning of trainees in Physical Education of the Federal University of Pernambuco, academic center of victory. It is known that Physical Education is an integral discipline of the curriculum and therefore it should be entrusted to the school community in guaranteeing the access and permanence of important experiences for the integral development of students, especially regarding the corporal culture of the movement. According to the literature, the inclusion is only in theory because of the difficulty in preparing the teacher, lack of government support, material structuring and spaces of dialogue in front of the educational task. Considering the debates and the existence of public policies that deal with the process of school inclusion, this research is a qualitative documentary study that focuses on obtaining data through traineeship reports that indicate processes of inclusion and exclusion of the pupil in physical education classes. The results indicate that the thematic axes of the classes are selected previously by the teachers, provoking different experiences between boys and girls. People with disabilities did not hold the participation guarantee in the plans and the sports content was mostly aimed at the boys. Potential strategies for inclusion include: structured groups and autonomy for students. The optional character of the classes and the separation by gender were also found in the findings, contradictory to the teaching practice based on inclusion and on the principles of dignity and diversity of the student. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA, Alan Caíque da Silva.pdf | 845,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons