Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28980

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Antônio Eduardo da-
dc.date.accessioned2019-02-06T18:41:37Z-
dc.date.available2019-02-06T18:41:37Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.date.submitted2019-02-06-
dc.identifier.citationSILVA, A. E.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28980-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal discutir a história dos esportes radicais como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física e sobre a importância do skate no contexto escolar, problematizando de que maneira os esportes radicais são trabalhados na escola. O skate é uns dos esportes mais praticados pelo público jovem na atualidade, podendo ser visto como uma das formas do ser humano se expressar através de movimentos realizados com manobras. A Educação Física possui conhecimentos específicos que são trabalhados pedagogicamente no contexto escolar sendo o esporte um deles. Na escola, o esporte é um importante conteúdo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física, no entanto, os esportes radicais são pouco explorados, ou ainda, desenvolvidos de forma descontextualizada. Este estudo trata-se de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica da literatura. Foram utilizados como critério de inclusão para a pesquisa, trabalhos que apresentassem definições e considerações importantes sobre a história dos esportes radicais: skate e sua importância para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. A busca foi realizada nas bases do Scielo e Lillacs utilizando-se como palavras condutoras, história dos esportes radicais, história do skate, educação física escolar.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSkatept_BR
dc.subjectEsportes Radicaispt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.titleO skate no Brasil: elementos históricos para discutir sua prática nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202661E4pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of the present study was to discuss the history of extreme sports as teaching content in Physical Education classes and about the importance of skateboarding in the school context, by questioning how radical sports are worked in school. Skateboarding is one of the most popular sports practiced by young people today, and can be seen as one of the ways human beings express themselves through movements performed with maneuvers. Physical Education has specific knowledge that is pedagogically worked in the school context and sport is one of them. In school, sport is an important content of teaching and learning in classes of Physical Education school, however, extreme sports are little explored, or is developed in a decontextualized way. This study is a research of the Bibliographic type. We used as an inclusion criterion for the research, papers that presented important definitions and considerations about the history of extreme sports: skateboarding and its importance for the teaching process of students. The search was carried out in the bases of Scielo and Lillacs using as conducting words: history of extreme sports, history of skateboarding, physical education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Antônio Eduardo da.pdf656,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons