Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28970

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Laís Pessoa Barbosa da-
dc.date.accessioned2019-02-06T17:37:15Z-
dc.date.available2019-02-06T17:37:15Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.date.submitted2019-02-06-
dc.identifier.citationSILVA, L. P. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28970-
dc.description.abstractA importância da educação física no âmbito escolar vem se destacando e sendo discutida, pois é notável o quanto ela pode contribuir para o desenvolvimento motor e psicossocial dos discentes. A dança sendo um conteúdo e uma prática corporal no âmbito escolar pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para a formação crítica do aluno, estimulando novas habilidades corporais. O trabalho tem como objetivo, verificar as habilidades psicomotoras básicas que a dança na escola proporciona em crianças de 6 a 8 anos de idade durante as aulas de educação física”. O desenvolvimento desse trabalho foi realizado a partir de pesquisa em livros didáticos e publicações de artigos científicos nas bases de dados e sites científicos de acesso livre: LILACS ,SCIELO, Google Acadêmico e EFDesporte.com Revista Digital, durante o período de 2008 à 2018. Os principais descritores do assunto que foram utilizados para essa pesquisa foi: educação física escolar, dança escolar, habilidades psicomotoras básicas, ensino aprendizagem. A dança quando aliada a psicomotricidade possibilita a criança o aprimoramento no seu desenvolvimento humano, resultando em um melhor domínio da coordenação motora geral, equilíbrio, noção de tempo e espaço, além da conscientização e aprimoramento da consciência corporal, da sua sobre o seu corpo e sobre a dos que com ele experimentam tal experiência. Portanto, essa revisão da literatura sobre o tema dança na escola pôde contribuir significativamente para o enriquecimento pessoal e para o conhecimento do tema para futuros estudos.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança para Criançaspt_BR
dc.subjectEducação Física para Criançaspt_BR
dc.subjectPsicomotrocidadept_BR
dc.titleContribuições da dança nos aspectos psicomotores em crianças de 6 a 8 anos de idade nas aulas de educação física: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202661E4pt_BR
dc.description.abstractxThe importance of physical education in school has been highlighted and discussed, as it is remarkable how it can contribute to the motor and psychosocial development of students. Dance being a content and a corporal practice in the school scope can contribute to both the psychomotor development and the critical formation of the student, stimulating new corporal abilities. The work aims to verify the basic psychomotor skills that dance in school provides in children from 6 to 8 years of age during physical education classes. " The development of this work was carried out from a research in didactic books and publications of scientific articles in the databases and scientific sites of free access: LILACS, SCIELO, Google Academic and EFDesporte.com Revista Digital, during the period from 2008 to 2018. The main descriptors of the subject that were used for this research were: school physical education, school dance, basic psychomotor skills, teaching learning. The dance, combined with psychomotricity, enables children to improve their human development, resulting in a better mastery of general motor coordination, balance, notion of time and space, and awareness and improvement of the body's awareness, of its on its body and over those who experience such an experience with him. Therefore, this review of the literature on the theme of dance in the school could contribute significantly to the personal enrichment and to the knowledge of the subject for future studies.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Laís Pessoa Barbosa da.pdf820,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons