Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28969

Share on

Title: A importância dos jogos populares para o desenvolvimento motor em crianças da Educação Infantil
Authors: ALVES, José Marlon de Lima
Keywords: Jogos Populares; Desenvolvimento Motor; Educação Física Escolar
Issue Date: 3-Dec-2018
Citation: ALVES, J. M. L.
Abstract: Os jogos populares são de extrema importância na vida das crianças, promovendo uma vivência motora saudável. O desenvolvimento motor é uma contínua alteração do comportamento ao longo do ciclo da vida, realizando-se pela interação entre as necessidades da tarefa, as necessidades biológicas do indivíduo e as condições do ambiente. O presente trabalho visa analisar a importância dos jogos populares no desenvolvimento motor em crianças da Educação Infantil, verificando quais metodologias de ensino aprendizagem que melhor se adequam e favorecem o desenvolvimento e a melhora do repertório motor das crianças do ensino infantil. O desenvolvimento deste trabalho será realizado por meio de uma Revisão bibliográfica da literatura com diferentes estudos já realizados, através de artigos pesquisados nas principais bases de dados. Os resultados mostraram que os jogos populares contribuem significativamente na melhoria da coordenação motora global, inclusive no desenvolvimento da afetividade, cognição, cooperação e socialização das crianças, assim, revelando evolução integral. Entretanto, foi observado que o desenvolvimento é gradativo devido à individualidade de cada criança e suas limitações globais em cada fase de desenvolvimento. Portanto, para promover resultados positivos na evolução da coordenação motora global e demais fatores relacionados, é essencial o apoio da escola e atuação de professores de Educação Física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28969
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALVES, José Marlon de Lima ok.pdf601,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons