Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28967
Compartilhe esta página
Título: | A utilização de equipamentos tecnológicos no trabalho pedagógico do professor de educação física no ensino médio |
Autor(es): | NASCIMENTO, Camila Rayza do Nascimento |
Palavras-chave: | Tecnologia; Trabalho Pedagógico; Educação Física – Aulas |
Data do documento: | 10-Dez-2018 |
Citação: | NASCIMENTO, C. R. |
Abstract: | A tecnologia cada dia mais se faz presente na vida das pessoas, tendo em vista que esse meio tecnológico proporciona um acesso rápido a informações de diversas temáticas, além disso, existe também a procura por redes sociais e outros conteúdos de entretenimento. Dentro dessa perspectiva a Educação Física também sofre influências, o avanço tecnológico adentrou os espaços escolar: segundo a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, instituída por meio da Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, os currículos sofreram modificações afim de contemplar a utilização das TICs. Este estudo trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, de caráter qualitativo, que tem por objetivo analisar se à disponibilidade de ferramentas tecnológicas teve impacto sobre a qualificação do trabalho pedagógico do professor de Educação Física no Ensino Médio, para alcançar este objetivo foi realizada uma busca nos seguintes bancos de dados SCIELO, LILACS, GOOGLE ACADÊMICO, O primeiro passo da pesquisa foi a leitura dos artigos onde serão observados o impacto da disponibilidade de equipamentos tecnológicos no trabalho pedagógico do professor de educação física no ensino médio, a partir dessa leitura foram observados o que os artigos falam a respeito da temática. O segundo momento será feito os contrapontos entre os artigos se entre os estudos analisados louve uma concordância no que se diz respeito ao tema, ou não se os estudos apontam respostas opostas entre si. Todos os artigos apontam que a partir dos programas desenvolvidos pelo governo, existe a disponibilidade das ferramentas tecnológicas para uso dos professores. Porém apenas a disponibilidade não garante uma qualificação do trabalho pedagógico do professor. No entanto, os artigos mostram que mesmo com a disponibilidade dessas ferramentas, alguns docentes não possuem capacitação para manusear estas ferramentas, ou preferem não utilizá-las. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28967 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nascimento, C.R..pdf | 742,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons