Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28967

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Camila Rayza do Nascimento-
dc.date.accessioned2019-02-06T17:21:31Z-
dc.date.available2019-02-06T17:21:31Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.date.submitted2019-02-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, C. R.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28967-
dc.description.abstractA tecnologia cada dia mais se faz presente na vida das pessoas, tendo em vista que esse meio tecnológico proporciona um acesso rápido a informações de diversas temáticas, além disso, existe também a procura por redes sociais e outros conteúdos de entretenimento. Dentro dessa perspectiva a Educação Física também sofre influências, o avanço tecnológico adentrou os espaços escolar: segundo a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, instituída por meio da Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, os currículos sofreram modificações afim de contemplar a utilização das TICs. Este estudo trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, de caráter qualitativo, que tem por objetivo analisar se à disponibilidade de ferramentas tecnológicas teve impacto sobre a qualificação do trabalho pedagógico do professor de Educação Física no Ensino Médio, para alcançar este objetivo foi realizada uma busca nos seguintes bancos de dados SCIELO, LILACS, GOOGLE ACADÊMICO, O primeiro passo da pesquisa foi a leitura dos artigos onde serão observados o impacto da disponibilidade de equipamentos tecnológicos no trabalho pedagógico do professor de educação física no ensino médio, a partir dessa leitura foram observados o que os artigos falam a respeito da temática. O segundo momento será feito os contrapontos entre os artigos se entre os estudos analisados louve uma concordância no que se diz respeito ao tema, ou não se os estudos apontam respostas opostas entre si. Todos os artigos apontam que a partir dos programas desenvolvidos pelo governo, existe a disponibilidade das ferramentas tecnológicas para uso dos professores. Porém apenas a disponibilidade não garante uma qualificação do trabalho pedagógico do professor. No entanto, os artigos mostram que mesmo com a disponibilidade dessas ferramentas, alguns docentes não possuem capacitação para manusear estas ferramentas, ou preferem não utilizá-las.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTrabalho Pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação Física – Aulaspt_BR
dc.titleA utilização de equipamentos tecnológicos no trabalho pedagógico do professor de educação física no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7pt_BR
dc.description.abstractxThe technology is increasingly present in people's lives, given that this technological environment provides quick access to information from various themes, in addition, there is also the demand for social networks and other entertainment content. Within this perspective, physical education also suffers influences, the technological advancement has entered the school spaces: according to the approval of the National Curriculum guidelines for the formation of teachers of basic education, instituted through the resolution CNE/CP No. 1, of February 18, 2002, the curricula have undergone modifications in order to contemplate the use of ICTs. This study is a qualitative literature review that aims to analyze whether the availability of technological tools had an impact on the qualification of the pedagogical work of the teacher of physical Education in High school, to achieve this goal was conducted a search in the following SC databases SCIELO, LILACS, GOOGLE scholar, the first step of the research was the reading of the articles where the impact of the availability of technological equipment in the pedagogical work of the physical education teacher in high school will be observed, from this reading We observed what the articles talk about the theme. The second moment will be made the counterpoints between the articles if among the studies analyzed praise an agreement with respect to the theme, or not if the studies point out opposite responses to each other. All articles point out that from the programs developed by the Government, there is the availability of technological tools for the use of teachers. However, only availability does not guarantee a qualification of the teacher's pedagogical work. However, the articles show that even with the availability of these tools, some professors do not have training to handle these tools, or prefer not to use them.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nascimento, C.R..pdf742,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons