Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28962

Compartilhe esta página

Título: Concepções metodológicas para o ensino do basquetebol
Autor(es): VANDERLEI FILHO, Williams André de Almeida
Palavras-chave: Basquetebol; Estudo e Ensino; Revisão
Data do documento: 7-Dez-2018
Citação: VANDERLEI FILHO, W. A. A.
Abstract: O esporte é tido como um fenômeno sociocultural, fenômeno esse que com o passar dos anos vem ganhando mais visibilidade e mais adeptos de sua prática em todo o mundo, é na Grécia Antigo é onde se tem os primeiros registros da prática esportiva de forma organizada. Dentro do esporte, existem os esportes coletivos, onde esses são praticados em forma de jogo e requer a participação de duas ou mais pessoas contra uma equipe adversária, podendo ser também chamado de esporte em grupo ou em equipe e necessita da utilização de um determinado objeto como bola, disco, bola ovóide, etc. Inserido nos esportes coletivos se tem a modalidade esportiva do Basquetebol, criada no ano de 1891 pelo professor de Educação Física do Springfield College James Naismith. Essa modalidade se apresenta como um esporte coletivo de invasão, oposição e cooperação cujo objetivo é a realização da cesta. O presente trabalho teve como objetivo identificar os mais variados métodos de ensino/aprendizagem/treinamento aplicados ao Basquetebol. O referido estudo trata-se de uma revisão de literatura de natureza qualitativa, e descritiva onde foram utilizados artigos e livros (2007 – 2018) disponíveis nas bases de dados do: SciELO, PubMed, Bireme e Google Scholar. Foram encontradas metodologias de ensino tradicionais (Global, Parcial e Misto) e metodologias de ensino contemporâneas (Iniciação Esportiva Universal, Jogos Desportivos Coletivos, Teaching Games For Understanding e Situacional). Diante dos achados, pode-se concluir que a utilização das metodologias irá depender de uma série de fatores, seja o ambiente trabalho (escola, iniciação esportiva ou treinamento) ou por conta das experiências do treinador ou professor de Educação Física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28962
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanderlei Filho, Williams André de Almeida.pdf811,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons