Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28962
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, Iberê Caldas Souza | - |
dc.contributor.author | VANDERLEI FILHO, Williams André de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T13:23:19Z | - |
dc.date.available | 2019-02-06T13:23:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-06 | - |
dc.identifier.citation | VANDERLEI FILHO, W. A. A. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28962 | - |
dc.description.abstract | O esporte é tido como um fenômeno sociocultural, fenômeno esse que com o passar dos anos vem ganhando mais visibilidade e mais adeptos de sua prática em todo o mundo, é na Grécia Antigo é onde se tem os primeiros registros da prática esportiva de forma organizada. Dentro do esporte, existem os esportes coletivos, onde esses são praticados em forma de jogo e requer a participação de duas ou mais pessoas contra uma equipe adversária, podendo ser também chamado de esporte em grupo ou em equipe e necessita da utilização de um determinado objeto como bola, disco, bola ovóide, etc. Inserido nos esportes coletivos se tem a modalidade esportiva do Basquetebol, criada no ano de 1891 pelo professor de Educação Física do Springfield College James Naismith. Essa modalidade se apresenta como um esporte coletivo de invasão, oposição e cooperação cujo objetivo é a realização da cesta. O presente trabalho teve como objetivo identificar os mais variados métodos de ensino/aprendizagem/treinamento aplicados ao Basquetebol. O referido estudo trata-se de uma revisão de literatura de natureza qualitativa, e descritiva onde foram utilizados artigos e livros (2007 – 2018) disponíveis nas bases de dados do: SciELO, PubMed, Bireme e Google Scholar. Foram encontradas metodologias de ensino tradicionais (Global, Parcial e Misto) e metodologias de ensino contemporâneas (Iniciação Esportiva Universal, Jogos Desportivos Coletivos, Teaching Games For Understanding e Situacional). Diante dos achados, pode-se concluir que a utilização das metodologias irá depender de uma série de fatores, seja o ambiente trabalho (escola, iniciação esportiva ou treinamento) ou por conta das experiências do treinador ou professor de Educação Física. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Basquetebol | pt_BR |
dc.subject | Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Revisão | pt_BR |
dc.title | Concepções metodológicas para o ensino do basquetebol | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Raphaella Christine Ribeiro de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The sport is considered as a sociocultural phenomenon, a phenomenon that over the years has been gaining more visibility and more adherents of its practice around the world, it is in Ancient Greece that is where one has the first records of the sport practice of form organized. Within the sport, there are collective sports, where these are practiced in game form and requires the participation of two or more people against an opposing team, and may also be called team or team sports and requires the use of a certain object such as ball, disc, ovoid ball, etc. Inserted in the collective sports has the sport modality of the Basketball, created in the year of 1891 by the professor of Physical Education of Springfield College James Naismith. This modality presents itself as a collective sport of invasion, opposition and cooperation whose objective is the realization of the basket. This study aimed to identify the most varied teaching / learning / training methods applied to Basketball. This study is a qualitative and descriptive literature review where articles and books (2007 - 2018) were used in the databases of: SciELO, PubMed, Bireme and Google Scholar. Traditional teaching methodologies (Global, Partial and Mixed) and contemporary teaching methodologies (Universal Sports Initiation, Collective Sports Games, Teaching Games For Understanding and Situational) were found. In the face of the findings, it can be concluded that the use of methodologies will depend on a series of factors, whether the work environment (school, sports initiation or training) or the experiences of the coach or teacher of Physical Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8277539P9 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanderlei Filho, Williams André de Almeida.pdf | 811,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons