Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28962

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Iberê Caldas Souza-
dc.contributor.authorVANDERLEI FILHO, Williams André de Almeida-
dc.date.accessioned2019-02-06T13:23:19Z-
dc.date.available2019-02-06T13:23:19Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.date.submitted2019-02-06-
dc.identifier.citationVANDERLEI FILHO, W. A. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28962-
dc.description.abstractO esporte é tido como um fenômeno sociocultural, fenômeno esse que com o passar dos anos vem ganhando mais visibilidade e mais adeptos de sua prática em todo o mundo, é na Grécia Antigo é onde se tem os primeiros registros da prática esportiva de forma organizada. Dentro do esporte, existem os esportes coletivos, onde esses são praticados em forma de jogo e requer a participação de duas ou mais pessoas contra uma equipe adversária, podendo ser também chamado de esporte em grupo ou em equipe e necessita da utilização de um determinado objeto como bola, disco, bola ovóide, etc. Inserido nos esportes coletivos se tem a modalidade esportiva do Basquetebol, criada no ano de 1891 pelo professor de Educação Física do Springfield College James Naismith. Essa modalidade se apresenta como um esporte coletivo de invasão, oposição e cooperação cujo objetivo é a realização da cesta. O presente trabalho teve como objetivo identificar os mais variados métodos de ensino/aprendizagem/treinamento aplicados ao Basquetebol. O referido estudo trata-se de uma revisão de literatura de natureza qualitativa, e descritiva onde foram utilizados artigos e livros (2007 – 2018) disponíveis nas bases de dados do: SciELO, PubMed, Bireme e Google Scholar. Foram encontradas metodologias de ensino tradicionais (Global, Parcial e Misto) e metodologias de ensino contemporâneas (Iniciação Esportiva Universal, Jogos Desportivos Coletivos, Teaching Games For Understanding e Situacional). Diante dos achados, pode-se concluir que a utilização das metodologias irá depender de uma série de fatores, seja o ambiente trabalho (escola, iniciação esportiva ou treinamento) ou por conta das experiências do treinador ou professor de Educação Física.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBasquetebolpt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.titleConcepções metodológicas para o ensino do basquetebolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Raphaella Christine Ribeiro de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2pt_BR
dc.description.abstractxThe sport is considered as a sociocultural phenomenon, a phenomenon that over the years has been gaining more visibility and more adherents of its practice around the world, it is in Ancient Greece that is where one has the first records of the sport practice of form organized. Within the sport, there are collective sports, where these are practiced in game form and requires the participation of two or more people against an opposing team, and may also be called team or team sports and requires the use of a certain object such as ball, disc, ovoid ball, etc. Inserted in the collective sports has the sport modality of the Basketball, created in the year of 1891 by the professor of Physical Education of Springfield College James Naismith. This modality presents itself as a collective sport of invasion, opposition and cooperation whose objective is the realization of the basket. This study aimed to identify the most varied teaching / learning / training methods applied to Basketball. This study is a qualitative and descriptive literature review where articles and books (2007 - 2018) were used in the databases of: SciELO, PubMed, Bireme and Google Scholar. Traditional teaching methodologies (Global, Partial and Mixed) and contemporary teaching methodologies (Universal Sports Initiation, Collective Sports Games, Teaching Games For Understanding and Situational) were found. In the face of the findings, it can be concluded that the use of methodologies will depend on a series of factors, whether the work environment (school, sports initiation or training) or the experiences of the coach or teacher of Physical Education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8277539P9pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanderlei Filho, Williams André de Almeida.pdf811,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons