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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28953

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Título: Recreio escolar: o estímulo de jogos e brincadeiras
Autor(es): SILVA, Ewerthon Bismarch Lima
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Jogos; Brincadeiras
Data do documento: 3-Dez-2018
Citação: SILVA, E. B. L.
Abstract: O recreio escolar é um momento importante para as crianças, um tempo utilizado para conversar, brincar e jogar. O jogo e a brincadeira podem beneficiar o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social da criança, e são atividades bastante vivenciadas no horário de recreio. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar na literatura científica os possíveis benefícios da prática de jogos e brincadeiras no horário de recreio. Para tanto, foi necessário identificar e categorizar os benefícios físicos, sociais, cognitivos e afetivos. Esta pesquisa bibliográfica foi iniciada no primeiro semestre de 2018, com a busca de artigos científicos em bases de dados científicas como; Scielo, Lilacs e Medline/PubMed, revistas científicas da área da Educação Física, além de dissertações e teses nos banco de dados de teses das universidades brasileiras como: USP, UFPE. Após esta busca foi possível identificar que os jogos e brincadeiras no momento do recreio escolar são capazes de oferecer benefícios físicos como; estimular a coordenação motora e aumentar o nível de atividade física, afetivos; redução de comportamentos agressivos, sociais; ensinar a criança à respeitar o próximo e seguir regras, e cognitivos; estimular o raciocínio lógico. Dessa forma podemos concluir que os jogos e brincadeiras realizados no momento do recreio podem melhorar aspectos da vida da criança.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28953
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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