Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28953
Compartilhe esta página
Título: | Recreio escolar: o estímulo de jogos e brincadeiras |
Autor(es): | SILVA, Ewerthon Bismarch Lima |
Palavras-chave: | Educação Física Escolar; Jogos; Brincadeiras |
Data do documento: | 3-Dez-2018 |
Citação: | SILVA, E. B. L. |
Abstract: | O recreio escolar é um momento importante para as crianças, um tempo utilizado para conversar, brincar e jogar. O jogo e a brincadeira podem beneficiar o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social da criança, e são atividades bastante vivenciadas no horário de recreio. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar na literatura científica os possíveis benefícios da prática de jogos e brincadeiras no horário de recreio. Para tanto, foi necessário identificar e categorizar os benefícios físicos, sociais, cognitivos e afetivos. Esta pesquisa bibliográfica foi iniciada no primeiro semestre de 2018, com a busca de artigos científicos em bases de dados científicas como; Scielo, Lilacs e Medline/PubMed, revistas científicas da área da Educação Física, além de dissertações e teses nos banco de dados de teses das universidades brasileiras como: USP, UFPE. Após esta busca foi possível identificar que os jogos e brincadeiras no momento do recreio escolar são capazes de oferecer benefícios físicos como; estimular a coordenação motora e aumentar o nível de atividade física, afetivos; redução de comportamentos agressivos, sociais; ensinar a criança à respeitar o próximo e seguir regras, e cognitivos; estimular o raciocínio lógico. Dessa forma podemos concluir que os jogos e brincadeiras realizados no momento do recreio podem melhorar aspectos da vida da criança. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28953 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ewerthon Bismarch Lima.pdf | 542,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons