Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28953
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINHEIRO, Isabeli Lins | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ewerthon Bismarch Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T18:04:24Z | - |
dc.date.available | 2019-02-05T18:04:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, E. B. L. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28953 | - |
dc.description.abstract | O recreio escolar é um momento importante para as crianças, um tempo utilizado para conversar, brincar e jogar. O jogo e a brincadeira podem beneficiar o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social da criança, e são atividades bastante vivenciadas no horário de recreio. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar na literatura científica os possíveis benefícios da prática de jogos e brincadeiras no horário de recreio. Para tanto, foi necessário identificar e categorizar os benefícios físicos, sociais, cognitivos e afetivos. Esta pesquisa bibliográfica foi iniciada no primeiro semestre de 2018, com a busca de artigos científicos em bases de dados científicas como; Scielo, Lilacs e Medline/PubMed, revistas científicas da área da Educação Física, além de dissertações e teses nos banco de dados de teses das universidades brasileiras como: USP, UFPE. Após esta busca foi possível identificar que os jogos e brincadeiras no momento do recreio escolar são capazes de oferecer benefícios físicos como; estimular a coordenação motora e aumentar o nível de atividade física, afetivos; redução de comportamentos agressivos, sociais; ensinar a criança à respeitar o próximo e seguir regras, e cognitivos; estimular o raciocínio lógico. Dessa forma podemos concluir que os jogos e brincadeiras realizados no momento do recreio podem melhorar aspectos da vida da criança. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Recreio escolar: o estímulo de jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Dayana Oliveira da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4437849Z9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The school it is a moment to teaching for children to talking e playing. Playing can benefit the motor development and affective, cognitive and social factors because it is used in the moment of recess. This work aimed to identify in the scientific literature the benefits of the pratices of playing games in the moment of recess. A research was carried out, where the bibliographic research was started in the first semester of 2018, with the search of scientific articles in scientific databases such as; Scielo, Lilacs and Medline/PubMed, and scientific journals in the area of Physical Education: like the Brazilian magazine of physical education and sport. There were researched of dissertations and doctoral thesis in databases of Brazilian universities such as: USP, UFPE. After this searched it was possible to identify that games at the time of school recess was able to offer physical benefits such as: stimulating the motor coordenation and increased physical activity levels, affectives as; reduction of aggressive behavior, social as teaches the child to respect other children and follow rules, and finally the cognitive as; logical reasoning. Thus, We may concluded that play during the school recess can better the life factors of children. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401860D3 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ewerthon Bismarch Lima.pdf | 542,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons