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Título : Morcegos e o ensino de Ciências: Uma avaliação dos livros didáticos de 6° e 7° anos e da percepção de professores
Autor : SILVA, Crislaine Maria da
Palabras clave : Morcegos; Estudo e Ensino; Ensino de Ciências
Fecha de publicación : 4-dic-2018
Citación : SILVA, C. M.
Resumen : O livro didático é um dos instrumentos de ensino mais utilizado em sala de aula, por vezes o único que auxilia os docentes e estudantes durante o ano letivo. O professor em sua formação precisa de elementos que possibilitem reflexões a respeito das limitações existentes deste recurso. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar como o tema morcego é abordado nos livros didáticos de Ciências do sexto e sétimos anos e como é trabalhado e percebido pelos professores de ciências. A metodologia teve início com a coleta dos livros didáticos nas escolas; após isso, foi realizada a análise do tema Morcegos nos livros, avaliando quais os assuntos abordados, o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas. Para verificar a percepção dos professores sobre o assunto. Foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Esta pesquisa teve quarenta livros analisados e consultados trinta e oito professores. Quanto ao conteúdo, o destaque foi para importância (n=17 livros), dieta (n=14), em sequência morfologia, abrigo, riqueza, ecolocalização, doenças e comportamento. Em 27 livros apresentaram imagens, 45 ilustrações, classificando-as em 30 fotografias e 15 desenhos ) com 25 repetições. Vinte e sete espécies foram identificadas, nove tem representantes no Brasil e 17 são exóticas, alguns equívocos taxonômicos foram apontados, quanto à identificação. Dos professores entrevistados, sete se recusaram a responder ao questionário, vinte e dois dos trinta e um questionários aplicados, foram respondidos por professores do sexo feminino e nove do sexo masculino. Estes foram indagados quanto a sua formação, tempo de trabalho, sobre as notícias, os mitos, a importância, o que os livros abordam acerca dos quirópteros. Na concepção dos professores, foram ressaltados principalmente os pontos negativos relacionados aos morcegos, não sendo comum trabalhar o tema nas escolas. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou a necessidade na abordagem de temas como esse em sala de aula, uma vez que os morcegos são cercado de mitos e em muitos casos tratados como sem importância e perseguidos pela população, além disso, devido a carência de informações nos livros, atividades complementares e leitura de paradidáticos se tornam estratégias importantes para complementar o conteúdo. E especialmente na relevância da escolha dos livros didáticos com os quais pretendem trabalhar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28948
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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