Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28948
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Crislaine Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T14:41:22Z | - |
dc.date.available | 2019-02-05T14:41:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-04 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. M. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28948 | - |
dc.description.abstract | O livro didático é um dos instrumentos de ensino mais utilizado em sala de aula, por vezes o único que auxilia os docentes e estudantes durante o ano letivo. O professor em sua formação precisa de elementos que possibilitem reflexões a respeito das limitações existentes deste recurso. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar como o tema morcego é abordado nos livros didáticos de Ciências do sexto e sétimos anos e como é trabalhado e percebido pelos professores de ciências. A metodologia teve início com a coleta dos livros didáticos nas escolas; após isso, foi realizada a análise do tema Morcegos nos livros, avaliando quais os assuntos abordados, o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas. Para verificar a percepção dos professores sobre o assunto. Foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Esta pesquisa teve quarenta livros analisados e consultados trinta e oito professores. Quanto ao conteúdo, o destaque foi para importância (n=17 livros), dieta (n=14), em sequência morfologia, abrigo, riqueza, ecolocalização, doenças e comportamento. Em 27 livros apresentaram imagens, 45 ilustrações, classificando-as em 30 fotografias e 15 desenhos ) com 25 repetições. Vinte e sete espécies foram identificadas, nove tem representantes no Brasil e 17 são exóticas, alguns equívocos taxonômicos foram apontados, quanto à identificação. Dos professores entrevistados, sete se recusaram a responder ao questionário, vinte e dois dos trinta e um questionários aplicados, foram respondidos por professores do sexo feminino e nove do sexo masculino. Estes foram indagados quanto a sua formação, tempo de trabalho, sobre as notícias, os mitos, a importância, o que os livros abordam acerca dos quirópteros. Na concepção dos professores, foram ressaltados principalmente os pontos negativos relacionados aos morcegos, não sendo comum trabalhar o tema nas escolas. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou a necessidade na abordagem de temas como esse em sala de aula, uma vez que os morcegos são cercado de mitos e em muitos casos tratados como sem importância e perseguidos pela população, além disso, devido a carência de informações nos livros, atividades complementares e leitura de paradidáticos se tornam estratégias importantes para complementar o conteúdo. E especialmente na relevância da escolha dos livros didáticos com os quais pretendem trabalhar. | pt_BR |
dc.format.extent | 62 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Morcegos | pt_BR |
dc.subject | Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Morcegos e o ensino de Ciências: Uma avaliação dos livros didáticos de 6° e 7° anos e da percepção de professores | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The didactic book is one of the most used instruments in classroom and sometimes it is the only one that helps the instructor and the students during the academic year. The professor needs elements that make possible reflections about the limitations of this resource. This assignment’s main objective is to avaluate how the bat is approached in the sixth and seventh grades in Science’s didatic books and how the bat is studied and perceived by the science teachers. The methodology started with the didatic books collection at school libraries. After that, it was realized an analysis about the bats in those books, topics approached, theoric contents, visual resources and proposed activities. To verify the perception of the teachers about the subject were realized interviews from a structured questionnaire. This resource had forty books analyzed and thirty-eight professors consulted. The main content was the importance (seventeen times), diet (fourteen times) and morphology, its habitat, diversity, echolocation, diseases and its behavior. Twenty-seven books introduced images, forty-five illustrations, classifying thirty photos and fifteen schematic drawnigs, with twenty-five repeated. Twenty-seven species were identified, ten of those exist in Brazil and seventeen are exotics. Some taxonomics misconceptions were pointed out about the identification. From the interviewed teachers, seven refused to answer the questionnaire and twenty-two of the thirty-one aplicated questionnaires, were answered by female teachers and nine were by male teachers. Those were inquired about their formation, how long they have worked, news, myths, the importance and what the books approach about the bats. In the tachers conception, the negative points related to bats were emphasized, being not common to work the theme in the schools. In general, this study demonstrated the need to approach such themes in the classroom, since bats are surrounded by myths and in many cases treated as unimportant and persecuted by the population, in addition due to the lack of information in the books, complementary activities and reading of paradidatic becomes important strategies to complement the content. And, in particular, the choice of textbooks based on the concerns. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Crislaine Maria da.pdf | 921,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons