Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28932

Compartilhe esta página

Título: Influência da qualidade do sono sobre a aprendizagem no ensino de Ciências
Autor(es): OLIVEIRA, Wellinton de Almeida
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Sono; Cronotipo I
Data do documento: 5-Dez-2018
Citação: OLIVEIRA, W. A.
Abstract: O sono é um comportamento reversível de desligamento da percepção ao ambiente necessário para a manutenção da saúde física e cognitiva. Sua relação com o aprendizado é crucial para que o indivíduo consiga produzir aprendizado. No contexto escolar, a compreensão desses processos é essencial para garantir que as aulas práticas sejam eficientes. Assim, este trabalho visa estudar a relação entre o cronotipo, o perfil comportamental e a efetividade das aulas práticas. Para isso, foram selecionados 75 alunos de uma escola fundamental no município de Vitória de Santo Antão. Alunos do 6° ou 9° ano, tiveram seu perfil comportamental de sono, ansiedade e cronotipo traçados através dos questionários de índice de qualidade de sono, IDATE traço-estado e o questionário de matutinidade-vespertinidade. Posteriormente, foram submetidos a três aulas práticas e ao final de cada aula foi aplicado um método avaliativo alternando entre mapa mental e questionário. Os resultados dos questionários de comportamento foram analisados conformes seus escores. Após as análises dos dados, observou-se que alunos com tendência a ansiedade e depressão obtiveram rendimentos baixos independente da metodologia utilizada, já alunos com distúrbios de sono, apresentaram rendimentos baixos, com exceção da metodologia de recurso multimídia, onde de modo geral, verificou-se um bom aproveitamento, por fim, verificaram-se diferentes rendimentos nos perfis cronobiológicos dos alunos, com que alunos com perfis extremos obtiveram bons rendimentos, porém nos jogos esse comportamento foi atenuado. Portanto, as disfunções de comportamento podem agir como um fator limitante no aprendizado, porém dependendo do tipo de metodologia de ensino isto pode ser atenuado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28932
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Wellinton de Almeida.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons