Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28932

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPINTO, Flávia Cristina Morone-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Wellinton de Almeida-
dc.date.accessioned2019-02-05T13:20:00Z-
dc.date.available2019-02-05T13:20:00Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.date.submitted2019-02-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, W. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28932-
dc.description.abstractO sono é um comportamento reversível de desligamento da percepção ao ambiente necessário para a manutenção da saúde física e cognitiva. Sua relação com o aprendizado é crucial para que o indivíduo consiga produzir aprendizado. No contexto escolar, a compreensão desses processos é essencial para garantir que as aulas práticas sejam eficientes. Assim, este trabalho visa estudar a relação entre o cronotipo, o perfil comportamental e a efetividade das aulas práticas. Para isso, foram selecionados 75 alunos de uma escola fundamental no município de Vitória de Santo Antão. Alunos do 6° ou 9° ano, tiveram seu perfil comportamental de sono, ansiedade e cronotipo traçados através dos questionários de índice de qualidade de sono, IDATE traço-estado e o questionário de matutinidade-vespertinidade. Posteriormente, foram submetidos a três aulas práticas e ao final de cada aula foi aplicado um método avaliativo alternando entre mapa mental e questionário. Os resultados dos questionários de comportamento foram analisados conformes seus escores. Após as análises dos dados, observou-se que alunos com tendência a ansiedade e depressão obtiveram rendimentos baixos independente da metodologia utilizada, já alunos com distúrbios de sono, apresentaram rendimentos baixos, com exceção da metodologia de recurso multimídia, onde de modo geral, verificou-se um bom aproveitamento, por fim, verificaram-se diferentes rendimentos nos perfis cronobiológicos dos alunos, com que alunos com perfis extremos obtiveram bons rendimentos, porém nos jogos esse comportamento foi atenuado. Portanto, as disfunções de comportamento podem agir como um fator limitante no aprendizado, porém dependendo do tipo de metodologia de ensino isto pode ser atenuado.pt_BR
dc.format.extent70 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectCronotipo Ipt_BR
dc.titleInfluência da qualidade do sono sobre a aprendizagem no ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Jaiurte Gomes Martins da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2552148499500709pt_BR
dc.description.abstractxSleep is a reversible behavior of the perception disconnection to the environment necessary for the maintenance of physical and cognitive health. Its relation to learning is crucial for the individual to be able to produce learning. In the school context, understanding these processes is essential to ensure that the practical classes are efficient. Thus, this study aims to study the relationship between the chronotype, the behavioral profile and the effectiveness of the practical classes. Were selected 75 students from a fundamental school, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil. Students of the 6th or 9th levels had their behavioral profile of sleep, anxiety and chronotype traced through the questionnaires of sleep quality index, IDATE trait-state and questionnaire of morning-evening. Subsequently, they were submitted to three practical classes and at the end was applied mental map and questionnaire to evaluation the performance. After analyzing the data, it was observed that students with a tendency to anxiety and depression obtained low incomes regardless of the methodology used, whereas students with sleep disorders presented low income, except for the multimedia resource methodology. Finally, there were different performances in the chronobiological profiles of the students, where students with extreme profiles obtained good income, but in the games this behavior was attenuated. Therefore, behavioral dysfunctions may act as a limiting factor in learning, but depending on the type of teaching methodology this can be attenuated.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8753194U6pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Wellinton de Almeida.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons