Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28927

Share on

Title: A utilização de mudas no ensino de botânica: o caso de um aluno com baixa visão em sala de aula inclusiva
Authors: SANTANA, Sueli Joana de
Keywords: Botânica; Ensino Fundamental e Médio; Baixa Visão
Issue Date: 29-Nov-2018
Citation: SANTANA, S. J.
Abstract: A inclusão de Estudantes com deficiência no Brasil ganhou mais atenção a partir da década de 1990, com a aprovação da LDBN/96, assegurando que alunos portadores de deficiência sejam incluídos em salas de aula de Ensino Regular. Entretanto, na prática essa lei caminha a passos lentos, pois só a lei em si não basta, sendo urgentemente necessária a adoção de medidas para a construção de uma formação continuada, visando demostrar ao docente que o ambiente escolar exige metodologias diferenciadas para cada tipo de necessidade especifica do estudante. Principalmente, quando é relacionado ao ensino do conteúdo de botânica, sendo necessária a elaboração de aulas contendo atividades dinâmicas e práticas para chamar a atenção dos alunos, pois no ensino das ciências, a botânica é uma das áreas com mais dificuldades de compressão. Por esse motivo, a presente pesquisa objetivou analisar a eficiência do recurso didático na compreensão do conteúdo de plantas por um aluno com baixa visão. Os resultados provenientes do pré e pós-teste, realizados com o Estudante com deficiência, revelaram que o pré-teste, aplicado após uma aula tradicional, apresenta um número muito maior de erros conceituais em relação ao pós-teste, realizado após uma aula com a utilização das mudas de plantas como recurso didático. Com esse estudo, podemos inferir que a utilização deste recurso nas aulas de botânica para estudantes com baixa visão contribui significativamente para a aprendizagem do mesmo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28927
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Santana, Sueli Joana de.pdf601,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons