Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28927
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Sueli Joana de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T11:58:50Z | - |
dc.date.available | 2019-02-05T11:58:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, S. J. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28927 | - |
dc.description.abstract | A inclusão de Estudantes com deficiência no Brasil ganhou mais atenção a partir da década de 1990, com a aprovação da LDBN/96, assegurando que alunos portadores de deficiência sejam incluídos em salas de aula de Ensino Regular. Entretanto, na prática essa lei caminha a passos lentos, pois só a lei em si não basta, sendo urgentemente necessária a adoção de medidas para a construção de uma formação continuada, visando demostrar ao docente que o ambiente escolar exige metodologias diferenciadas para cada tipo de necessidade especifica do estudante. Principalmente, quando é relacionado ao ensino do conteúdo de botânica, sendo necessária a elaboração de aulas contendo atividades dinâmicas e práticas para chamar a atenção dos alunos, pois no ensino das ciências, a botânica é uma das áreas com mais dificuldades de compressão. Por esse motivo, a presente pesquisa objetivou analisar a eficiência do recurso didático na compreensão do conteúdo de plantas por um aluno com baixa visão. Os resultados provenientes do pré e pós-teste, realizados com o Estudante com deficiência, revelaram que o pré-teste, aplicado após uma aula tradicional, apresenta um número muito maior de erros conceituais em relação ao pós-teste, realizado após uma aula com a utilização das mudas de plantas como recurso didático. Com esse estudo, podemos inferir que a utilização deste recurso nas aulas de botânica para estudantes com baixa visão contribui significativamente para a aprendizagem do mesmo. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.subject | Baixa Visão | pt_BR |
dc.title | A utilização de mudas no ensino de botânica: o caso de um aluno com baixa visão em sala de aula inclusiva | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The inclusion of Students with disabilities in Brazil gained more attention in the 1990s, with the approval of LDBN / 96, ensuring that Students with disabilities can be included in regular education classrooms. However, in practice this law is moving slowly, because only the law is not enough. Therefore, it is urgently necessary to adopt measures for the construction of a continuing education, aiming to show to teachers that the school environment requires different methodologies for each type of specific needs of the students. Mainly, when it is related to botanical teaching, it is necessary to elaborate classes containing dynamic and practical activities to attract student’s attention because in sciences teaching, botanical teaching is one of the areas that the students present greater difficulties of compression. For this reason, the present research aimed to analyze the effectiveness of the didactic resource in understanding the content of plants by a student with low vision. The results from the pre-test and post-test, performed with the student with the disability, revealed that the pre-test applied after a traditional class presents a much greater number of conceptual errors in relation to the post-test performed after a class with the use of plant seedlings as a didactic resource. With this research, we can infer that the use of this resource in botanical teaching for students with low vision contributes significantly to the learning of it. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santana, Sueli Joana de.pdf | 601,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons