Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28920

Compartilhe esta página

Título: Cordel como recurso pedagógico para o estudo da histologia no ensino superior
Autor(es): SILVA, Pedro Thiago da
Palavras-chave: Histologia; Estudo e Ensino; Recurso didático
Data do documento: 7-Dez-2018
Citação: SILVA, P. T.
Abstract: Através de seus versos e rimas o cordel retrata fatos que ocorrem no cotidiano, principalmente do povo nordestino brasileiro. Devido ao seu mecanismo de construção permitir uma contextualização, ele tem se mostrado uma ferramenta diferenciada e com bom potencial para auxiliar em processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar se o cordel apresenta um potencial para a compreensão de conteúdos lecionados na disciplina de histologia no ensino superior. Para compor a pesquisa, selecionaram-se três cursos do Centro Acadêmico de Vitória – CAV/UFPE, os quais ofertam a disciplina de histologia: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Enfermagem e Licenciatura em Ciências Biológicas. Foi feita uma pesquisa experimental, de caráter quantitativo, testando um grupo controle (G1) que estudou em um texto convencional sobre o conteúdo de tecido ósseo, e um grupo experimental (G2) que utilizou um cordel sobre o mesmo conteúdo. Para fins de análise qualitativa dos dados, elaboramos um questionário sociodemográfico de forma que possibilitasse uma leitura transversal aos dados construídos na pesquisa experimental. No que diz respeito ao aspecto quantitativo, nossa hipótese foi nula, não havendo diferença estatística significante entre a comparação de G1 com G2. No viés qualitativo, a partir de um olhar sobre a influência do questionário sociodemográfico, verificou-se que os discentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Enfermagem obtiveram médias de acerto superior para G2 em relação a G1, além de indicarem maior aproximação pessoal pela literatura de cordel. Os dados relativos aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas indicaram variação menor de impacto da literatura de cordel para a prática realizada neste estudo. Nossos resultados indicam um bom potencial do cordel como recurso pedagógico alternativo, no entanto, percebe-se a necessidade de se trabalhar com esse tipo de recurso com mais frequência nas salas de aula, em especial em conteúdos mais abstratos, aproximando os alunos pelo aspecto da regionalidade a esse tipo de conteúdo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28920
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, PEDRO THIAGO DA.pdf896,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons