Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28920

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da-
dc.contributor.authorSILVA, Pedro Thiago da-
dc.date.accessioned2019-02-04T18:29:19Z-
dc.date.available2019-02-04T18:29:19Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.date.submitted2019-02-04-
dc.identifier.citationSILVA, P. T.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28920-
dc.description.abstractAtravés de seus versos e rimas o cordel retrata fatos que ocorrem no cotidiano, principalmente do povo nordestino brasileiro. Devido ao seu mecanismo de construção permitir uma contextualização, ele tem se mostrado uma ferramenta diferenciada e com bom potencial para auxiliar em processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar se o cordel apresenta um potencial para a compreensão de conteúdos lecionados na disciplina de histologia no ensino superior. Para compor a pesquisa, selecionaram-se três cursos do Centro Acadêmico de Vitória – CAV/UFPE, os quais ofertam a disciplina de histologia: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Enfermagem e Licenciatura em Ciências Biológicas. Foi feita uma pesquisa experimental, de caráter quantitativo, testando um grupo controle (G1) que estudou em um texto convencional sobre o conteúdo de tecido ósseo, e um grupo experimental (G2) que utilizou um cordel sobre o mesmo conteúdo. Para fins de análise qualitativa dos dados, elaboramos um questionário sociodemográfico de forma que possibilitasse uma leitura transversal aos dados construídos na pesquisa experimental. No que diz respeito ao aspecto quantitativo, nossa hipótese foi nula, não havendo diferença estatística significante entre a comparação de G1 com G2. No viés qualitativo, a partir de um olhar sobre a influência do questionário sociodemográfico, verificou-se que os discentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Enfermagem obtiveram médias de acerto superior para G2 em relação a G1, além de indicarem maior aproximação pessoal pela literatura de cordel. Os dados relativos aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas indicaram variação menor de impacto da literatura de cordel para a prática realizada neste estudo. Nossos resultados indicam um bom potencial do cordel como recurso pedagógico alternativo, no entanto, percebe-se a necessidade de se trabalhar com esse tipo de recurso com mais frequência nas salas de aula, em especial em conteúdos mais abstratos, aproximando os alunos pelo aspecto da regionalidade a esse tipo de conteúdo.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistologiapt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleCordel como recurso pedagógico para o estudo da histologia no ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coAGUIAR JÚNIOR, Francisco Carlos Amanajás de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537499Y8pt_BR
dc.description.abstractxThrough its verses and rhymes the cordel portrays facts that occur in the daily life, mainly of the Brazilian Northeastern people. Because its construction mechanism allows a contextualization, it has shown to be a differentiated tool with good potential to assist in teaching and learning processes. The aim of this study was to analyze if the cordel presents a potential for the comprehension of contents taught in the discipline of histology in higher education. To compose the research, three courses of the Academic Center of Vitória - CAV / UFPE were selected, which offer the discipline of histology: Degree in Physical Education, Bachelor of Nursing and Degree in Biological Sciences. A quantitative experimental study was performed, testing a control group (G1) that studied in a conventional text about the content of bone tissue, and an experimental group (G2) that used a cordel on the same content. For purposes of qualitative data analysis, we developed a sociodemographic questionnaire in a way that allowed a transversal reading to the data constructed in the experimental research. Regarding the quantitative aspect, our hypothesis was null, with no statistically significant difference between the comparison of G1 and G2. In the qualitative bias, from a look at the influence of the sociodemographic questionnaire, it was verified that the students of the undergraduate courses in Physical Education and Bachelor of Nursing obtained a mean of a superior fit for G2 in relation to G1, besides indicating a greater approximation by cordel literature. The data related to the students of the Biological Sciences Degree indicated a lower variation in the impact of the cordel literature for the practice performed in this study. Our results indicate a good potential of the cordel as an alternative pedagogical resource, however, it is noticed the need to work with this type of resource more frequently in classrooms, especially in more abstract contents, approaching the students by the aspect of the regionality to this type of content.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759268P5pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, PEDRO THIAGO DA.pdf896,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons