Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28919

Compartilhe esta página

Título: Confecção de modelos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem sobre a estrutura dos cromossomos e a meiose
Autor(es): SILVA, Ayrton Agripino de Souza
Palavras-chave: Genética; Estudo e Ensino; Divisão celular
Data do documento: 29-Nov-2018
Citação: SILVA, A. A. S.
Abstract: A genética é considerada uma das áreas da biologia mais difíceis para compreensão e assimilação de conteúdos pelos estudantes, e isso em partes se deve ao emprego de conceitos abstratos e ao fato da disciplina trabalhar com aspectos microscópicos, o que distancia seus assuntos da realidade dos educandos. Embora os livros didáticos sejam ferramentas importantes no processo de ensino e de aprendizagem, os modelos didáticos são alternativas valiosas para facilitar a compreensão de conceitos complexos, especialmente na área das Ciências. Assim, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar dois modelos didáticos com a utilização de materiais duráveis e de baixo custo, sendo um com a finalidade de representar os diferentes níveis de compactação do DNA e outro para demonstrar o comportamento cromossômico durante a meiose. Os modelos construídos podem permitir que o professor aborde assuntos que alicerçam o ensino da genética, tais como a constituição química dos cromossomos e a importância do crossing-over e da segregação aleatória dos cromossomos homólogos para a variabilidade genética. Conceitos como alelos, lócus, homozigoto e heterozigoto também podem ser explorados com a utilização dos modelos propostos. Os benefícios da utilização dos modelos didáticos têm sido amplamente reconhecidos e diversos autores apontam a contribuição dessa metodologia para a facilitação do aprendizado de assuntos relacionados à genética. Desta forma, esperamos que os modelos aqui apresentados sirvam de estímulo e auxiliem na melhoria das aulas de Ciências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28919
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Ayrton Agripino de Souza.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons