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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28919
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GARCIA, Ana Cristina Lauer | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ayrton Agripino de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T18:06:41Z | - |
dc.date.available | 2019-02-04T18:06:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. A. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28919 | - |
dc.description.abstract | A genética é considerada uma das áreas da biologia mais difíceis para compreensão e assimilação de conteúdos pelos estudantes, e isso em partes se deve ao emprego de conceitos abstratos e ao fato da disciplina trabalhar com aspectos microscópicos, o que distancia seus assuntos da realidade dos educandos. Embora os livros didáticos sejam ferramentas importantes no processo de ensino e de aprendizagem, os modelos didáticos são alternativas valiosas para facilitar a compreensão de conceitos complexos, especialmente na área das Ciências. Assim, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar dois modelos didáticos com a utilização de materiais duráveis e de baixo custo, sendo um com a finalidade de representar os diferentes níveis de compactação do DNA e outro para demonstrar o comportamento cromossômico durante a meiose. Os modelos construídos podem permitir que o professor aborde assuntos que alicerçam o ensino da genética, tais como a constituição química dos cromossomos e a importância do crossing-over e da segregação aleatória dos cromossomos homólogos para a variabilidade genética. Conceitos como alelos, lócus, homozigoto e heterozigoto também podem ser explorados com a utilização dos modelos propostos. Os benefícios da utilização dos modelos didáticos têm sido amplamente reconhecidos e diversos autores apontam a contribuição dessa metodologia para a facilitação do aprendizado de assuntos relacionados à genética. Desta forma, esperamos que os modelos aqui apresentados sirvam de estímulo e auxiliem na melhoria das aulas de Ciências. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Divisão celular | pt_BR |
dc.title | Confecção de modelos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem sobre a estrutura dos cromossomos e a meiose | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707912A6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Genetics is considered one of the most difficult areas of biology for students to understand and assimilate, and this is partly due to the use of abstract concepts and to the fact that the discipline works with microscopic aspects, which distances its subjects from the reality of the students. Although textbooks are important tools in the teaching and learning process, didactic models are valuable alternatives to facilitate the understanding of complex concepts, especially in the area of science. Thus, the present work had as objective to make two didactic models with the use of durable and low-cost materials, one with the purpose to represent the different levels of DNA compaction and another to demonstrate the chromosomal behavior during the meiosis. The constructed models can allow the professor to address issues that underlie the teaching of genetics, such as understanding the chemical constitution of chromosomes and the importance of crossing-over and random segregation of homologous chromosomes for genetic variability. Concepts such as alleles, locus, homozygous and heterozygous can be also explored using the proposed models. The benefits of the use of didactic models have been widely recognized and several authors point out the contribution of this methodology to the facilitation of learning about subjects related to genetics. In this way, we hope that the models presented serve as stimulus and help in the improvement of science classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Silva, Ayrton Agripino de Souza.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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