Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28906

Compartilhe esta página

Título: Sequência didática com o tema das estações do ano: um estudo com os alunos do ensino fundamental
Autor(es): ALEXANDRE, Ligia Catarine
Palavras-chave: Estações do ano; Ensino fundamental; Sequência didática
Data do documento: 26-Nov-2018
Citação: ALEXANDRE, L. C.
Abstract: Este presente trabalho tem como objetivo analisar uma aplicação de uma sequência didática sobre o tema das estações do ano. Esta temática está situada no eixo “terra e universo” nos documentos oficiais de ensino, abrangendo as Estações do Ano, os movimentos da Terra e o Sistema Solar. Nos livros didáticos e durante as aulas, ela está apresentada de forma muito superficial e com idealização imagética divergente da realidade brasileira. A abordagem quali/quantitativa de cunho descritivo e de campo possibilitou a aplicação de uma Sequencia Didática que envolveu elaboração de desenhos, aplicação de questionário e aula expositiva/dialogada. Os resultados apontaram dificuldades juntos aos alunos, no que tange ao entendimento sobre a ocorrência de Estações do Ano não igualitárias no mundo e aos movimentos de rotação e translação, com formação de dias e noites. O tema Estações do Ano deve ser ensinado numa visão ambiental/regional, oportunizando aos alunos melhor compreensão, utilizando de representações imagéticas referentes à realidade dos estudantes, para a sala de aula ou levá-los ao encontro delas, em seu ambiente real e estado físico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28906
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE, LIGIA CATARINE.pdf862,1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons