Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28906
Compartilhe esta página
Título: | Sequência didática com o tema das estações do ano: um estudo com os alunos do ensino fundamental |
Autor(es): | ALEXANDRE, Ligia Catarine |
Palavras-chave: | Estações do ano; Ensino fundamental; Sequência didática |
Data do documento: | 26-Nov-2018 |
Citação: | ALEXANDRE, L. C. |
Abstract: | Este presente trabalho tem como objetivo analisar uma aplicação de uma sequência didática sobre o tema das estações do ano. Esta temática está situada no eixo “terra e universo” nos documentos oficiais de ensino, abrangendo as Estações do Ano, os movimentos da Terra e o Sistema Solar. Nos livros didáticos e durante as aulas, ela está apresentada de forma muito superficial e com idealização imagética divergente da realidade brasileira. A abordagem quali/quantitativa de cunho descritivo e de campo possibilitou a aplicação de uma Sequencia Didática que envolveu elaboração de desenhos, aplicação de questionário e aula expositiva/dialogada. Os resultados apontaram dificuldades juntos aos alunos, no que tange ao entendimento sobre a ocorrência de Estações do Ano não igualitárias no mundo e aos movimentos de rotação e translação, com formação de dias e noites. O tema Estações do Ano deve ser ensinado numa visão ambiental/regional, oportunizando aos alunos melhor compreensão, utilizando de representações imagéticas referentes à realidade dos estudantes, para a sala de aula ou levá-los ao encontro delas, em seu ambiente real e estado físico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28906 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALEXANDRE, LIGIA CATARINE.pdf | 862,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons