Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28906

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorALEXANDRE, Ligia Catarine-
dc.date.accessioned2019-02-04T17:24:07Z-
dc.date.available2019-02-04T17:24:07Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.date.submitted2019-02-04-
dc.identifier.citationALEXANDRE, L. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28906-
dc.description.abstractEste presente trabalho tem como objetivo analisar uma aplicação de uma sequência didática sobre o tema das estações do ano. Esta temática está situada no eixo “terra e universo” nos documentos oficiais de ensino, abrangendo as Estações do Ano, os movimentos da Terra e o Sistema Solar. Nos livros didáticos e durante as aulas, ela está apresentada de forma muito superficial e com idealização imagética divergente da realidade brasileira. A abordagem quali/quantitativa de cunho descritivo e de campo possibilitou a aplicação de uma Sequencia Didática que envolveu elaboração de desenhos, aplicação de questionário e aula expositiva/dialogada. Os resultados apontaram dificuldades juntos aos alunos, no que tange ao entendimento sobre a ocorrência de Estações do Ano não igualitárias no mundo e aos movimentos de rotação e translação, com formação de dias e noites. O tema Estações do Ano deve ser ensinado numa visão ambiental/regional, oportunizando aos alunos melhor compreensão, utilizando de representações imagéticas referentes à realidade dos estudantes, para a sala de aula ou levá-los ao encontro delas, em seu ambiente real e estado físico.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstações do anopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleSequência didática com o tema das estações do ano: um estudo com os alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to analyze an application of a didactic sequence on the theme of the seasons. This theme is situated on the axis "earth and universe" in official teaching documents, covering the Seasons of the Year, Earth movements and the Solar System. In the textbooks and during the classes, this theme is presented very superficial and with imagistic idealization divergent from the Brazilian reality. The qualitative / quantitative descriptive and field approach allowed the application of a Didactic Sequence that involved designing, questionnaire application and expository / dialogued class. The results pointed out difficulties to the students, regarding the understanding of the occurrence of unequal Stations of the Year in the world and the movements of rotation and translation, with formation of days and nights. The theme Seasons of the Year should be taught in an environmental / regional view, giving students better understanding, using imagery related to the reality of the students to the classroom or taking the students against them in their real environment and physical state.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALEXANDRE, LIGIA CATARINE.pdf862,1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons