Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28906
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | ALEXANDRE, Ligia Catarine | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T17:24:07Z | - |
dc.date.available | 2019-02-04T17:24:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-04 | - |
dc.identifier.citation | ALEXANDRE, L. C. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28906 | - |
dc.description.abstract | Este presente trabalho tem como objetivo analisar uma aplicação de uma sequência didática sobre o tema das estações do ano. Esta temática está situada no eixo “terra e universo” nos documentos oficiais de ensino, abrangendo as Estações do Ano, os movimentos da Terra e o Sistema Solar. Nos livros didáticos e durante as aulas, ela está apresentada de forma muito superficial e com idealização imagética divergente da realidade brasileira. A abordagem quali/quantitativa de cunho descritivo e de campo possibilitou a aplicação de uma Sequencia Didática que envolveu elaboração de desenhos, aplicação de questionário e aula expositiva/dialogada. Os resultados apontaram dificuldades juntos aos alunos, no que tange ao entendimento sobre a ocorrência de Estações do Ano não igualitárias no mundo e aos movimentos de rotação e translação, com formação de dias e noites. O tema Estações do Ano deve ser ensinado numa visão ambiental/regional, oportunizando aos alunos melhor compreensão, utilizando de representações imagéticas referentes à realidade dos estudantes, para a sala de aula ou levá-los ao encontro delas, em seu ambiente real e estado físico. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estações do ano | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Sequência didática com o tema das estações do ano: um estudo com os alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aims to analyze an application of a didactic sequence on the theme of the seasons. This theme is situated on the axis "earth and universe" in official teaching documents, covering the Seasons of the Year, Earth movements and the Solar System. In the textbooks and during the classes, this theme is presented very superficial and with imagistic idealization divergent from the Brazilian reality. The qualitative / quantitative descriptive and field approach allowed the application of a Didactic Sequence that involved designing, questionnaire application and expository / dialogued class. The results pointed out difficulties to the students, regarding the understanding of the occurrence of unequal Stations of the Year in the world and the movements of rotation and translation, with formation of days and nights. The theme Seasons of the Year should be taught in an environmental / regional view, giving students better understanding, using imagery related to the reality of the students to the classroom or taking the students against them in their real environment and physical state. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALEXANDRE, LIGIA CATARINE.pdf | 862,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons