Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28894
Comparte esta pagina
Título : | A compreensão dos estudantes de licenciatura em ciências biológicas sobre o papel da didática na formação docente |
Autor : | SILVA, Ana Santana da |
Palabras clave : | Formação Docente; Didática; Ensino de Ciências |
Fecha de publicación : | 14-dic-2018 |
Citación : | SILVA, A. S. |
Resumen : | O processo de formação inicial docente constitui uma etapa de preparação formal na qual futuros professores são expostos a oportunidades de apropriação de conhecimentos disciplinares específicos, pedagógicos, teóricos e práticos, os quais constituirão sua identidade profissional. O objetivo desse trabalho consistiu em analisar o papel da disciplina de Didática na formação docente. Assim, para que houvesse a concretização da proposta foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com licenciandos do curso de Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco. Percebemos, através dos resultados obtidos, que existe certa dificuldade em definir o conceito de Didática, associando-o quase sempre a um conjunto de métodos e técnicas, dissociado do que aponta a literatura da área em relação a função social da Didática e da sua relevância para a formação de professores. Dessa forma, esse trabalho traz reflexões como instrumento para a formação docente que podem colaborar com a compreensão da perspectiva dos alunos, de forma a apontar possíveis caminhos para redirecionamento da abordagem de ensino da Didática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28894 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Ana Santana da.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons