Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28894

Share on

Title: A compreensão dos estudantes de licenciatura em ciências biológicas sobre o papel da didática na formação docente
Authors: SILVA, Ana Santana da
Keywords: Formação Docente; Didática; Ensino de Ciências
Issue Date: 14-Dec-2018
Citation: SILVA, A. S.
Abstract: O processo de formação inicial docente constitui uma etapa de preparação formal na qual futuros professores são expostos a oportunidades de apropriação de conhecimentos disciplinares específicos, pedagógicos, teóricos e práticos, os quais constituirão sua identidade profissional. O objetivo desse trabalho consistiu em analisar o papel da disciplina de Didática na formação docente. Assim, para que houvesse a concretização da proposta foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com licenciandos do curso de Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco. Percebemos, através dos resultados obtidos, que existe certa dificuldade em definir o conceito de Didática, associando-o quase sempre a um conjunto de métodos e técnicas, dissociado do que aponta a literatura da área em relação a função social da Didática e da sua relevância para a formação de professores. Dessa forma, esse trabalho traz reflexões como instrumento para a formação docente que podem colaborar com a compreensão da perspectiva dos alunos, de forma a apontar possíveis caminhos para redirecionamento da abordagem de ensino da Didática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28894
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Ana Santana da.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons