Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28894

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Santana da-
dc.date.accessioned2019-02-04T16:33:25Z-
dc.date.available2019-02-04T16:33:25Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.date.submitted2019-02-04-
dc.identifier.citationSILVA, A. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28894-
dc.description.abstractO processo de formação inicial docente constitui uma etapa de preparação formal na qual futuros professores são expostos a oportunidades de apropriação de conhecimentos disciplinares específicos, pedagógicos, teóricos e práticos, os quais constituirão sua identidade profissional. O objetivo desse trabalho consistiu em analisar o papel da disciplina de Didática na formação docente. Assim, para que houvesse a concretização da proposta foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com licenciandos do curso de Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco. Percebemos, através dos resultados obtidos, que existe certa dificuldade em definir o conceito de Didática, associando-o quase sempre a um conjunto de métodos e técnicas, dissociado do que aponta a literatura da área em relação a função social da Didática e da sua relevância para a formação de professores. Dessa forma, esse trabalho traz reflexões como instrumento para a formação docente que podem colaborar com a compreensão da perspectiva dos alunos, de forma a apontar possíveis caminhos para redirecionamento da abordagem de ensino da Didática.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleA compreensão dos estudantes de licenciatura em ciências biológicas sobre o papel da didática na formação docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537499Y8pt_BR
dc.description.abstractxThe process of initial teacher training constitutes a stage of formal preparation in which future teachers are exposed to opportunities of appropriation of specific disciplinary knowledge, pedagogical, theoretical and practical, which will constitute their professional identity. The objective of this work was to analyze the role of Didactics in teacher education. Thus, in order to materialize the proposal, a qualitative research was carried out with graduates of the Biological Sciences course of the Academic Center of Vitória of the Federal University of Pernambuco. We perceive, through the results obtained, that there is a certain difficulty in defining the concept of Didactics, associating it almost always to a set of methods and techniques, dissociated from what the literature of the area points out in relation to the social function of Didactics and its relevance for the training of teachers. Thus, this work brings reflections as an instrument for teacher training that can collaborate with the understanding of the perspective of the students, in order to point out possible paths for redirection of the didactic teaching approach.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Ana Santana da.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons