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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28391

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Título: Redes sociais de coautoria científica: reflexões sobre inovação na docência da educação superior
Autor(es): GOMES, Carlos Henryque Pompeu
Palavras-chave: Ensino superior; Didática; Professores no ensino superior; Inovações educacionais; Redes sociais
Data do documento: 5-Out-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este estudo realizou-se no contexto da inovação do Ensino Superior brasileiro considerando, como elementos chave da questão, o trabalho em rede e a colaboração entre alunos - professores para o processo de aprendizagem. A partir da abordagem multidisciplinar da Análise de Redes Sociais (ARS) buscamos analisar as redes de coautoria científica dos docentes da UFPE, com práticas inovadoras declaradas, sua estrutura e colaboradores. Esta pesquisa foi realizada através de dois estudos. No estudo 1 realizamos uma pesquisa exploratória com todas as produções bibliográficas e técnicas dos docentes no período de 2006 a 2015. Observamos as aproximações entre a estrutura da rede de coautoria e as posições dos 18 docentes e 525 coautores, com uso de Análise de Redes Sociais (ARS), Bibliometria e categorias de práticas pedagógicas inovadoras. A rede total tem estrutura pouco densa e sub-redes coesas, com conexões preferenciais e estrutura de rede sem escala, na qual os docentes mais influentes preferem produzir com docentes influentes. Os resultados indicam correlação entre o collaboration rank e quantidade e qualidade da produção por meio de citações. A rede é multidisciplinar e densa no nível das sub-redes e apresenta contatos com universidades brasileiras e internacionais. No estudo 2 analisamos a estrutura da rede de coautoria e as posições dos docentes (n=8) e alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional que apresentaram práticas inovadoras com ênfase no Protagonismo Estudantil. Observamos a colaboração e produção acadêmica dos docentes da UFPE no processo de Protagonismo dos alunos. Os docentes do curso de Fonoaudiologia apresentam nos dois estudos um papel central. Encontramos evidências de padrões específicos de colaboração e posições de docentes que apoiam os alunos no processo de Protagonismo, como uma rede de participação guiada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28391
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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