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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Julio Cesar de-
dc.contributor.authorJANUARIO, Luis Henrique Nery-
dc.date.accessioned2018-12-07T17:55:05Z-
dc.date.available2018-12-07T17:55:05Z-
dc.date.issued2017-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28110-
dc.description.abstractOs custos relacionados ao transporte de minério é uma das etapas de lavra que mais onera o processo e impacta diretamente no fluxo de caixa descontado. A realocação das estradas e as respectivas distâncias médias de transporte durante o desenvolvimento da mina são fundamentais para promover menores tempos de ciclos operacionais e viabilizar menores custos, e devido a variabilidade dos tempos, se faz necessário tratar a questão como estocástica para garantir maiores sucessos nas decisões, ou seja, incorporar as probabilidades de ocorrência nos eventos. A avaliação probabilística estudada neste trabalho se deu por conta da mudança de rotas de acesso na cava da Mineração Civil, levando em consideração as distribuições de probabilidades dos tempos de ciclo, com o objetivo de quantificar as chances de sucesso na redução dos custos com o transporte quando da mudança de layout da cava: do atual para outro proposto. A empresa é atuante na produção de agregados para a construção civil, e está localizada em Salvador, Bahia. Foi possível verificar que as chances de a construção dos novos acessos viabilizar a redução dos custos com transporte são de quase 100 %, ou seja, as chances de que haja aumento de custo com a mudança são mínimas, quase 0% e que o intervalo de custo anual equivalente mais provável de ocorrer é entre R$ 1.100.000,00 e 1.150.000,00 para o cenário proposto e R$ 1.200.000,00 e 1.250.000,00 para o cenário atual, que permitiu estimar uma redução de custo de R$ 100.000,00 por ano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Minaspt_BR
dc.subjectTempo de ciclopt_BR
dc.subjectDistribuição de probabilidadept_BR
dc.subjectCustos de transportept_BR
dc.titleDesenvolvimento de modelo estocástico para comparação de alternativas de transporte em minas à céu a bertopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0134868771007217pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4295864256992991pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mineralpt_BR
dc.description.abstractxThe costs related to the transportation of ore is one of the mining steps that most inflates the process and directly impacts the discounted cash flow. The reallocation of the roads and their average transport distances during the development of the mine are fundamental to promote shorter operating cycle times and lower costs, but due to their variability, it is necessary to treat the issue as stochastic to guarantee greater successes in the decisions, that is, to incorporate the probabilities of occurrence in the events.The probabilistic evaluation studied in this work was due to the change of access routes in the Civil Mining pit, taking into account the probability distributions of the cycle times, in order to quantify the chances of success in the reduction of transport costs when changing the layout of the pit: from the current to the proposed one. The company is active in the production of aggregates for civil construction, and is located in Salvador, Bahia. It was possible to verify that the chances of the construction of the new accesses to enable the reduction of transport costs are almost 100%, that is, the chances that there is a cost increase with the change are minimal, almost 0% and that the interval of The most probable annual cost is between R$ 1.000.000,00 and 1.150,000,00 for the proposed scenario and R$ 1.200.000,00 and 1.225.000,00 for the current scenario, which allowed for a reduction cost of R$ 100.000.00,00 per year.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Mineral

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