Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27662
Compartilhe esta página
Título: | Proposta de ensino do futebol de cinco para estudantes com deficiência visual |
Autor(es): | PARAIZO, Amauri da Silva |
Palavras-chave: | Futebol de cinco; Educação Física para Pessoas com Deficiência |
Data do documento: | 16-Jul-2018 |
Citação: | PARAIZO, A. S. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho e propor atividades relacionadas ao futebol de cinco, tendo base os fundamentos que são: recepção, condução de bola, chute, passe, drible, marcação e movimentação individual. considerando-o suas infinitas possibilidades de movimentos e adaptações para estudantes com deficiência visual, utilizamos, portanto, como ferramenta metodológica a pesquisa-ação com natureza aplicada e abordagem qualitativa, sabendo que a natureza da pesquisa e caráter exploratório, em primeiro momento, utilizei o levantamento bibliográfico para proporcionar maior familiaridade com o tema, e depois, desenvolver atividades através do método parcial, que consiste na aprendizagem do simples para o mais complexo, são exercícios de iniciação, onde todas os exercícios foram fotografados e detalhados, utilizando os movimentos já existentes para em sequência obter como resultado a proposição dos movimentos modificados, concluo que os exercícios são de fácil aplicação dentro da proposta utilizada, podendo ser utilizado tanto no meio escolar através dos matérias e vestimentas altamente flexível, quanto no esporte de alto rendimento. Pensando especificamente na modalidade futebol de cinco, podendo estimular pesquisas futuras relacionadas a deficiência/esporte. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27662 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PARAIZO, Amauri da Silva.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons