Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27662

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorPARAIZO, Amauri da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-21T22:32:25Z-
dc.date.available2018-11-21T22:32:25Z-
dc.date.issued2018-07-16-
dc.date.submitted2018-11-20-
dc.identifier.citationPARAIZO, A. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27662-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho e propor atividades relacionadas ao futebol de cinco, tendo base os fundamentos que são: recepção, condução de bola, chute, passe, drible, marcação e movimentação individual. considerando-o suas infinitas possibilidades de movimentos e adaptações para estudantes com deficiência visual, utilizamos, portanto, como ferramenta metodológica a pesquisa-ação com natureza aplicada e abordagem qualitativa, sabendo que a natureza da pesquisa e caráter exploratório, em primeiro momento, utilizei o levantamento bibliográfico para proporcionar maior familiaridade com o tema, e depois, desenvolver atividades através do método parcial, que consiste na aprendizagem do simples para o mais complexo, são exercícios de iniciação, onde todas os exercícios foram fotografados e detalhados, utilizando os movimentos já existentes para em sequência obter como resultado a proposição dos movimentos modificados, concluo que os exercícios são de fácil aplicação dentro da proposta utilizada, podendo ser utilizado tanto no meio escolar através dos matérias e vestimentas altamente flexível, quanto no esporte de alto rendimento. Pensando especificamente na modalidade futebol de cinco, podendo estimular pesquisas futuras relacionadas a deficiência/esporte.pt_BR
dc.format.extent63 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFutebol de cincopt_BR
dc.subjectEducação Física para Pessoas com Deficiênciapt_BR
dc.titleProposta de ensino do futebol de cinco para estudantes com deficiência visualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to propose activities related to soccer of five, based on the fundamentals that are: reception, ball driving, kicking, passing, dribbling, marking and individual movement. considering its infinite possibilities of movements and adaptations for students with visual impairment, we use, therefore, as a methodological tool the action research with an applied nature and a qualitative approach, knowing that the nature of the research and exploratory nature, in the first moment, I used the a bibliographical survey to provide greater familiarity with the theme, and then develop activities through the partial method, which consists of learning from simple to more complex, are initiation exercises, where all exercises were photographed and detailed, using the existing movements in order to obtain as a result the proposition of the modified movements, I conclude that the exercises are easy to apply within the proposal used, and can be used both in the school environment through highly flexible materials and clothing, and in high performance sports. Thinking specifically on the football modality of five and can stimulate future research related to disability / sport.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARAIZO, Amauri da Silva.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons