Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27566

Compartilhe esta página

Título: Reflexão sobre o corpo: a história da ideia de corpo, o corpo na escola e na Educação Física
Autor(es): SOUZA, Euriane Herculano de
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Corpo
Data do documento: 11-Jul-2018
Citação: SOUZA, E. H.
Abstract: Atualmente, as discussões e os debates sobre homem e corpo tornaram-se constantes em diversos espaços sociais. Como fenômeno sócio-biológico, alicerce da existência individual e coletiva, o corpo nos dias atuais vem sendo reduzido a objeto em razão do discurso da modernidade. Dentre as consequências imediatas desse paradigma temos percebido um grande apelo e idolatria à imagem narcisista do corpo. A escola, enquanto instituição social e espaço privilegiado para a formação humana e aquisição/construção de conhecimentos sistematizados, não está imune a tais concepções e, na verdade, acaba reforçando tal discurso e as relações de poder inerentes. Nas aulas de Educação Física, o trato com o conhecimento tem se apresentado a partir da objetividade e sistematização do saber sobre o corpo com base nas ciências da saúde. Nesse sentido, questionamos acerca da construção histórica da ideia de corpo nas sociedades humanas. Com isso, o objetivo do estudo foi analisar como a escola e a Educação Física foram campos de consenso e conflito dos paradigmas construídos. O trabalho se justifica pela necessidade de embasamento/aprofundamento teórico sobre como anda o trato com o corpo na escola e nas aulas de Educação Física durante a história. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura. Observamos que o corpo humano passou por diversos períodos históricos, onde em cada um deles caracterizou-se de forma diferente de acordo com crenças, costumes, cultura e sociedade. Neste sentido de que a corporeidade é uma construção histórica, pensamos que é dever da escola trabalhar, não apenas transmitindo esse conhecimento, mas também proporcionar uma reflexão crítica para que haja uma ação autônoma do sujeito e ele consiga atuar construindo novos conhecimentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27566
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, EURIANE HERCULANO.pdf275,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons