Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27566
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Marco Antônio Fidalgo | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Euriane Herculano de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-20T18:56:12Z | - |
dc.date.available | 2018-11-20T18:56:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, E. H. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27566 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, as discussões e os debates sobre homem e corpo tornaram-se constantes em diversos espaços sociais. Como fenômeno sócio-biológico, alicerce da existência individual e coletiva, o corpo nos dias atuais vem sendo reduzido a objeto em razão do discurso da modernidade. Dentre as consequências imediatas desse paradigma temos percebido um grande apelo e idolatria à imagem narcisista do corpo. A escola, enquanto instituição social e espaço privilegiado para a formação humana e aquisição/construção de conhecimentos sistematizados, não está imune a tais concepções e, na verdade, acaba reforçando tal discurso e as relações de poder inerentes. Nas aulas de Educação Física, o trato com o conhecimento tem se apresentado a partir da objetividade e sistematização do saber sobre o corpo com base nas ciências da saúde. Nesse sentido, questionamos acerca da construção histórica da ideia de corpo nas sociedades humanas. Com isso, o objetivo do estudo foi analisar como a escola e a Educação Física foram campos de consenso e conflito dos paradigmas construídos. O trabalho se justifica pela necessidade de embasamento/aprofundamento teórico sobre como anda o trato com o corpo na escola e nas aulas de Educação Física durante a história. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura. Observamos que o corpo humano passou por diversos períodos históricos, onde em cada um deles caracterizou-se de forma diferente de acordo com crenças, costumes, cultura e sociedade. Neste sentido de que a corporeidade é uma construção histórica, pensamos que é dever da escola trabalhar, não apenas transmitindo esse conhecimento, mas também proporcionar uma reflexão crítica para que haja uma ação autônoma do sujeito e ele consiga atuar construindo novos conhecimentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre o corpo: a história da ideia de corpo, o corpo na escola e na Educação Física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8192156992165855 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Nowadays, discussions and debates about man and body have become constant in various social spaces. As a socio-biological phenomenon, the foundation of individual and collective existence, the body in the present day has been reduced to object because of the discourse of modernity. Among the immediate consequences of this paradigm we have perceived a great appeal and idolatry to the narcissistic image of the body. The school, as a social institution and privileged space for human formation and acquisition / construction of systematized knowledge, is not immune to such conceptions and, in fact, reinforces such discourse and the inherent power relations. In Physical Education classes, the deal with knowledge has been presented from the objectivity and systematization of knowledge about the body based on the health sciences. In this sense, we question about the historical construction of the idea of body in human societies. With this, the objective of the study was to analyze how the school and the Physical Education were fields of consensus and conflict of the constructed paradigms. The work is justified by the need for a theoretical background on how the body deals with the school and Physical Education classes throughout history. The present work deals with a literature review. We observe that the human body passed through several historical periods, where in each one of them was characterized in a different way according to beliefs, customs, culture and society. In this sense that corporeity is a historical construction, we think that it is the duty of the school to work, not only transmitting this knowledge, but also in a critical reflection so that there is an autonomous action of the subject and he can act by building new knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, EURIANE HERCULANO.pdf | 275,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons