Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26306

Share on

Title: Extinções em massa: confecção de um livro paradidático para intervenções no ensino fundamental anos finais
Authors: SANTOS, Jéssica Celerino dos
Keywords: Evolução – estudo e ensino; Ensino de Ciências
Issue Date: 6-Sep-2018
Citation: SANTOS, J. C.
Abstract: A Educação no Brasil e a prática docente em Ciências sempre estiveram voltadas para um modelo tradicional de ensino. O ensino de Evolução por se tratar de um tema polêmico, muito professores optam por não trabalharem essa temática, mas, a evolução é considerada o eixo central das Ciências e Biologia, e de extrema importância para o entendimento de todas as áreas. O professor deve então compreender que é necessário o desenvolvimento de métodos diferenciados de ensino como: atividades lúdicas, que ajudem solucionar as dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do tema. Este trabalho vislumbra a produção de um livro paradidático para ser utilizado nas aulas de ciências sobre a temática extinção em massa, a fim de oferecer um suporte para que o tema seja trabalhado em turmas do ensino fundamental anos finais, contribuindo assim para o melhor entendimento e na construção do conhecimento dos estudantes a partir da aplicação do recurso didático lúdico. Para tanto, foi feita a coleta de dados a partir da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas, referente ao conteúdo de extinções em massa, esse questionário foi aplicado em uma turma do 7 ° ano, para analisar o conhecimento prévio e dificuldades dos estudantes relacionadas ao tema. O livro proposto traz imagens ilustrativas e textos adaptados de forma que obedeça ao currículo proposto no projeto, contribuindo para a construção dos conceitos. Este trabalho demonstrou ser uma ferramenta de grande relevância para o ensino de ciências, pois o livro paradidático irá auxiliar os professores a ampliar as opções de abordagens do tema, além de estimular uma aprendizagem significativa, oferecendo uma situação favorável para o desenvolvimento de novas habilidades e competências dos discentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26306
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Jéssica Celerino dos.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons