Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26306

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROHD, Cláudia-
dc.contributor.authorSANTOS, Jéssica Celerino dos-
dc.date.accessioned2018-09-06T13:35:29Z-
dc.date.available2018-09-06T13:35:29Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.date.submitted2018-07-11-
dc.identifier.citationSANTOS, J. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26306-
dc.description.abstractA Educação no Brasil e a prática docente em Ciências sempre estiveram voltadas para um modelo tradicional de ensino. O ensino de Evolução por se tratar de um tema polêmico, muito professores optam por não trabalharem essa temática, mas, a evolução é considerada o eixo central das Ciências e Biologia, e de extrema importância para o entendimento de todas as áreas. O professor deve então compreender que é necessário o desenvolvimento de métodos diferenciados de ensino como: atividades lúdicas, que ajudem solucionar as dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do tema. Este trabalho vislumbra a produção de um livro paradidático para ser utilizado nas aulas de ciências sobre a temática extinção em massa, a fim de oferecer um suporte para que o tema seja trabalhado em turmas do ensino fundamental anos finais, contribuindo assim para o melhor entendimento e na construção do conhecimento dos estudantes a partir da aplicação do recurso didático lúdico. Para tanto, foi feita a coleta de dados a partir da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas, referente ao conteúdo de extinções em massa, esse questionário foi aplicado em uma turma do 7 ° ano, para analisar o conhecimento prévio e dificuldades dos estudantes relacionadas ao tema. O livro proposto traz imagens ilustrativas e textos adaptados de forma que obedeça ao currículo proposto no projeto, contribuindo para a construção dos conceitos. Este trabalho demonstrou ser uma ferramenta de grande relevância para o ensino de ciências, pois o livro paradidático irá auxiliar os professores a ampliar as opções de abordagens do tema, além de estimular uma aprendizagem significativa, oferecendo uma situação favorável para o desenvolvimento de novas habilidades e competências dos discentes.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvolução – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleExtinções em massa: confecção de um livro paradidático para intervenções no ensino fundamental anos finaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1pt_BR
dc.description.abstractxEducation in Brazil and the practice of teaching in science have always been directed towards a traditional teaching model. Evolution teaching because it is a controversial subject, many teachers choose not to work on this subject, but, evolution is considered the central axis of Science and Biology, and extremely important for understanding all areas. The teacher must then understand that it is necessary to develop differentiated methods of teaching such as: play activities, which help solve the difficulties encountered by the students in understanding the theme. This work envisages the production of a paradidical book to be used in science classes on the theme of mass extinction, in order to offer a support for the theme to be worked in primary school classes, thus contributing to the better understanding and construction knowledge of the students from the application of the didactic play resource. For this purpose, the data were collected from the application of a questionnaire with objective and subjective questions, referring to the content of mass extinctions, this questionnaire was applied in 1 group of the 7th year, to analyze the previous knowledge and difficulties of the students related to the theme. The proposed book brings illustrative images and texts adapted in a way that obeys the curriculum proposed in the project, contributing to the construction of the concepts. This work has proved to be a very important tool for science teaching, since the book will help teachers broaden the options of approaches of the theme, besides stimulating meaningful learning, offering a favorable situation for the development of new skills and skills of the students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Jéssica Celerino dos.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons