Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26302

Compartilhe esta página

Título: Aplicação de uma sequência didática sobre o transplante cardíaco numa perspectiva sistêmico-complexa nas aulas de biologia do ensino médio
Autor(es): SANTOS, Ana Kelly Batista dos
Palavras-chave: Biologia – Estudo e Ensino; Sequência Didática; Mídia Televisiva
Data do documento: 6-Set-2018
Citação: SANTOS, A. K. B.
Abstract: A pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas da aplicação da sequência didática sobre transplante cardíaco no seriado House MD para o processo de ensino-aprendizagem com alunos do ensino médio. A sociedade vem passando por transformações, graças à introdução das novas tecnologias, e com elas surgem propostas as quais o professor de Biologia precisa encarar. Nesse contexto, a escola deve atentar para uma prática pedagógica que possibilite relações entre diferentes áreas de conhecimento, associando assim o conhecimento comum ao conhecimento científico, por meio de recursos alternativos, como por exemplo, o uso do seriado House MD. A pesquisa foi realizada com uma turma de aproximadamente 35 alunos, da segunda série do ensino médio, da rede estadual de Salgadinho-PE. A partir de uma abordagem qualitativa, que ocorreu em três etapas: caracterização dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, execução da sequência didática (dividida em quatro momentos) e a reaplicação do questionário. Ao finalizarmos a sequência didática e analisarmos o segundo questionário, atentamos para a evolução das respostas dos alunos em relação ao questionário aplicado antes da sequência. Por conseguinte, constatamos que a aplicação da sequência didática contribuiu para o enriquecimento do conhecimento que os alunos detinham acerca do transplante cardíaco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26302
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Ana Kelly Batista dos.pdf896,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons