Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26302

Share on

Title: Aplicação de uma sequência didática sobre o transplante cardíaco numa perspectiva sistêmico-complexa nas aulas de biologia do ensino médio
Authors: SANTOS, Ana Kelly Batista dos
Keywords: Biologia – Estudo e Ensino; Sequência Didática; Mídia Televisiva
Issue Date: 6-Sep-2018
Citation: SANTOS, A. K. B.
Abstract: A pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas da aplicação da sequência didática sobre transplante cardíaco no seriado House MD para o processo de ensino-aprendizagem com alunos do ensino médio. A sociedade vem passando por transformações, graças à introdução das novas tecnologias, e com elas surgem propostas as quais o professor de Biologia precisa encarar. Nesse contexto, a escola deve atentar para uma prática pedagógica que possibilite relações entre diferentes áreas de conhecimento, associando assim o conhecimento comum ao conhecimento científico, por meio de recursos alternativos, como por exemplo, o uso do seriado House MD. A pesquisa foi realizada com uma turma de aproximadamente 35 alunos, da segunda série do ensino médio, da rede estadual de Salgadinho-PE. A partir de uma abordagem qualitativa, que ocorreu em três etapas: caracterização dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, execução da sequência didática (dividida em quatro momentos) e a reaplicação do questionário. Ao finalizarmos a sequência didática e analisarmos o segundo questionário, atentamos para a evolução das respostas dos alunos em relação ao questionário aplicado antes da sequência. Por conseguinte, constatamos que a aplicação da sequência didática contribuiu para o enriquecimento do conhecimento que os alunos detinham acerca do transplante cardíaco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26302
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Ana Kelly Batista dos.pdf896,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons