Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26302

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Kelly Batista dos-
dc.date.accessioned2018-09-06T13:09:20Z-
dc.date.available2018-09-06T13:09:20Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.date.submitted2018-06-25-
dc.identifier.citationSANTOS, A. K. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26302-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas da aplicação da sequência didática sobre transplante cardíaco no seriado House MD para o processo de ensino-aprendizagem com alunos do ensino médio. A sociedade vem passando por transformações, graças à introdução das novas tecnologias, e com elas surgem propostas as quais o professor de Biologia precisa encarar. Nesse contexto, a escola deve atentar para uma prática pedagógica que possibilite relações entre diferentes áreas de conhecimento, associando assim o conhecimento comum ao conhecimento científico, por meio de recursos alternativos, como por exemplo, o uso do seriado House MD. A pesquisa foi realizada com uma turma de aproximadamente 35 alunos, da segunda série do ensino médio, da rede estadual de Salgadinho-PE. A partir de uma abordagem qualitativa, que ocorreu em três etapas: caracterização dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, execução da sequência didática (dividida em quatro momentos) e a reaplicação do questionário. Ao finalizarmos a sequência didática e analisarmos o segundo questionário, atentamos para a evolução das respostas dos alunos em relação ao questionário aplicado antes da sequência. Por conseguinte, constatamos que a aplicação da sequência didática contribuiu para o enriquecimento do conhecimento que os alunos detinham acerca do transplante cardíaco.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectMídia Televisivapt_BR
dc.titleAplicação de uma sequência didática sobre o transplante cardíaco numa perspectiva sistêmico-complexa nas aulas de biologia do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Wagner Gomes da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the pedagogical potential of the application of the didactic sequence on cardiac transplantation in the House MD series for the teaching-learning process with high school students. Society is undergoing transformations, thanks to the introduction of new technologies, and with them arise proposals that the biology teacher must face. In this context, the school must attend to a pedagogical practice that allows relationships between different areas of knowledge, thus associating common knowledge with scientific knowledge, through alternative resources such as the use of the House MD series. The research was carried out with a group of approximately 35 students, of the second high school series, of the state network of Salgadinho – PE. From a qualitative approach, which occurred in three stages: characterization of students' previous knowledge through a questionnaire, execution of the didactic sequence (divided into four moments) and reapplication of the questionnaire. When we finished the didactic sequence and analyzed the second questionnaire, we looked at the evolution of the students' responses in relation to the questionnaire applied before the sequence. We therefore found that the application of the didactic sequence contributed to the enrichment of the students' knowledge about heart transplantation.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2414195296586420pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Ana Kelly Batista dos.pdf896,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons