Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26302
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ana Kelly Batista dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T13:09:20Z | - |
dc.date.available | 2018-09-06T13:09:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, A. K. B. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26302 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas da aplicação da sequência didática sobre transplante cardíaco no seriado House MD para o processo de ensino-aprendizagem com alunos do ensino médio. A sociedade vem passando por transformações, graças à introdução das novas tecnologias, e com elas surgem propostas as quais o professor de Biologia precisa encarar. Nesse contexto, a escola deve atentar para uma prática pedagógica que possibilite relações entre diferentes áreas de conhecimento, associando assim o conhecimento comum ao conhecimento científico, por meio de recursos alternativos, como por exemplo, o uso do seriado House MD. A pesquisa foi realizada com uma turma de aproximadamente 35 alunos, da segunda série do ensino médio, da rede estadual de Salgadinho-PE. A partir de uma abordagem qualitativa, que ocorreu em três etapas: caracterização dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, execução da sequência didática (dividida em quatro momentos) e a reaplicação do questionário. Ao finalizarmos a sequência didática e analisarmos o segundo questionário, atentamos para a evolução das respostas dos alunos em relação ao questionário aplicado antes da sequência. Por conseguinte, constatamos que a aplicação da sequência didática contribuiu para o enriquecimento do conhecimento que os alunos detinham acerca do transplante cardíaco. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Mídia Televisiva | pt_BR |
dc.title | Aplicação de uma sequência didática sobre o transplante cardíaco numa perspectiva sistêmico-complexa nas aulas de biologia do ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FREITAS, Wagner Gomes da Silva | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aimed to analyze the pedagogical potential of the application of the didactic sequence on cardiac transplantation in the House MD series for the teaching-learning process with high school students. Society is undergoing transformations, thanks to the introduction of new technologies, and with them arise proposals that the biology teacher must face. In this context, the school must attend to a pedagogical practice that allows relationships between different areas of knowledge, thus associating common knowledge with scientific knowledge, through alternative resources such as the use of the House MD series. The research was carried out with a group of approximately 35 students, of the second high school series, of the state network of Salgadinho – PE. From a qualitative approach, which occurred in three stages: characterization of students' previous knowledge through a questionnaire, execution of the didactic sequence (divided into four moments) and reapplication of the questionnaire. When we finished the didactic sequence and analyzed the second questionnaire, we looked at the evolution of the students' responses in relation to the questionnaire applied before the sequence. We therefore found that the application of the didactic sequence contributed to the enrichment of the students' knowledge about heart transplantation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2414195296586420 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Ana Kelly Batista dos.pdf | 896,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons