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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26251
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Título: | Os cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública do Plano de Capacitação e Qualificação da UFPE e o desempenho dos servidores egressos |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Maria de Lourdes Melo de |
Palavras-chave: | Administração pública; Qualificações profissionais; Desempenho |
Data do documento: | 1-Ago-2014 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A administração pública gerencial tem como uma de suas bases a Profissionalização do servidor público federal como condição para a prestação de serviços mais eficientes. Para tanto a Lei 11.091/2005, que trata sobre a Carreira dos servidores técnico-administrativos em educação das Instituições Federais de Ensino, deu origem ao Plano de Capacitação e Qualificação do qual fazem parte os cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública objeto de estudo desse trabalho. O objetivo principal desta dissertação foi investigar se estes cursos contribuíram para as mudanças no desempenho dos 113 servidores egressos dos mesmos. A relevância deste estudo pode ser creditada ao seu caráter inédito, considerando–se sua amostra e sistematização documental que poderá servir como proposições a este tipo de estudo em outras IFES. O aporte teórico tem sua fundamentação principalmente nas reflexões de Bresser (1996), Lima (2006), Ferreira (2004), Dutra (2004), dentre outros. Metodologicamente é uma pesquisa exploratória, qualitativa com bases estatísticas, documental, bibliográfica, com utilização de questionários. Aqui a análise dos resultados indica que a maioria apresentou maior interesse pelo curso para obter os ganhos financeiros decorrentes do mesmo, aliado ao interesse em qualificar-se para aproveitar novas oportunidades de trabalho; com menor ênfase há o interesse em ser gestor público. A maior parte dos egressos pesquisados apresenta interesse em dar prosseguimento à sua qualificação através da participação em curso de mestrado. Os egressos também afirmam que não sofreram acompanhamento posterior a conclusão do curso para verificação das mudanças em seus desempenhos. Isso indica que existe um vazio institucional neste sentido a ser preenchido, ou seja, a criação de um instrumento que atenda a esta necessidade. |
Descrição: | AGUIAR, Sylvana Maria Brandão de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BRANDÃO, Sylvana. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26251 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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