Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26251
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGUIAR, Sylvana Maria Brandão de | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Maria de Lourdes Melo de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T20:31:21Z | - |
dc.date.available | 2018-09-05T20:31:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26251 | - |
dc.description | AGUIAR, Sylvana Maria Brandão de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BRANDÃO, Sylvana. | pt_BR |
dc.description.abstract | A administração pública gerencial tem como uma de suas bases a Profissionalização do servidor público federal como condição para a prestação de serviços mais eficientes. Para tanto a Lei 11.091/2005, que trata sobre a Carreira dos servidores técnico-administrativos em educação das Instituições Federais de Ensino, deu origem ao Plano de Capacitação e Qualificação do qual fazem parte os cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública objeto de estudo desse trabalho. O objetivo principal desta dissertação foi investigar se estes cursos contribuíram para as mudanças no desempenho dos 113 servidores egressos dos mesmos. A relevância deste estudo pode ser creditada ao seu caráter inédito, considerando–se sua amostra e sistematização documental que poderá servir como proposições a este tipo de estudo em outras IFES. O aporte teórico tem sua fundamentação principalmente nas reflexões de Bresser (1996), Lima (2006), Ferreira (2004), Dutra (2004), dentre outros. Metodologicamente é uma pesquisa exploratória, qualitativa com bases estatísticas, documental, bibliográfica, com utilização de questionários. Aqui a análise dos resultados indica que a maioria apresentou maior interesse pelo curso para obter os ganhos financeiros decorrentes do mesmo, aliado ao interesse em qualificar-se para aproveitar novas oportunidades de trabalho; com menor ênfase há o interesse em ser gestor público. A maior parte dos egressos pesquisados apresenta interesse em dar prosseguimento à sua qualificação através da participação em curso de mestrado. Os egressos também afirmam que não sofreram acompanhamento posterior a conclusão do curso para verificação das mudanças em seus desempenhos. Isso indica que existe um vazio institucional neste sentido a ser preenchido, ou seja, a criação de um instrumento que atenda a esta necessidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Qualificações profissionais | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.title | Os cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública do Plano de Capacitação e Qualificação da UFPE e o desempenho dos servidores egressos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4333010020663669 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9017181591485421 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | The new public management has as one of its bases Professionalization of government employee as a condition for providing more efficient services. For this 11.091/2005 the Law what comes about career of technical and administrative staff in education Federal Institutions of Education gave rise the Training and Qualification Plan which comprises courses Specialization Lato Sensu in Public Management object of study this work. The main objective of this dissertation was to investigate whether these courses contributed to the changes in the performance of the 113 graduates of the same servers. The relevance of this study can be credited to its unprecedented nature, considering their sample and document that can serve as systematic propositions to this type of study in other IFES. The theoretical approach has its basis primarily in the reflections of Bresser (1996), Lima (2006), Ferreira (2004), Dutra (2004), among others. Methodologically is an exploratory, qualitative research with statistical bases, documentary, bibliographical, using questionnaires. Here the analysis of the results indicates that the majority showed greater interest in the course for the financial gains of the same, together with the interest in qualify to take advantage of new job opportunities, with less emphasis no interest in being a public officer. Most of the graduates surveyed shows interest in following through on their qualifications through participation in masters course. The graduates also claim that did not undergo follow-up course completion for verification of changes in their performances. This indicates that there is an institutional vacuum that effect to be filled, ie, the creation of a tool that meetthis need. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria de Lourdes Melo de Albuquerque.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons