Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26181
Compartilhe esta página
Título: | Modelo didático adaptado para o aluno cego: uma abordagem do sistema respiratório no ensino fundamental |
Autor(es): | LIMA, Kerolainne Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Inclusão educacional; Modelo didático; Deficiente da visão |
Data do documento: | 4-Set-2018 |
Citação: | LIMA, K. M. O. |
Abstract: | Para a inclusão de alunos com necessidades especiais, é preciso a união de profissionais com conhecimentos específicos e de escolas que apresente condições adaptativas. Uma dessas adaptações, é a presença em sala de aula de modelo didático; sendo este um objeto facilitador da aprendizagem. Esta deverá pensar em estruturas pedagógicas com quebras de barreiras, que permitam ao aluno com necessidades especiais as mesmas condições de aprendizagem. Salienta-se ainda que esse método vai dinamizar a aula e chamar a atenção de todos os alunos, pela condição diferenciada do material visual, bem como por facilitar o contato direto com o modelo didático. Ou seja, este instrumento vai dar um maior envolvimento com o conteúdo e sendo acessível, vai haver mais interações entre o professor - estudante e/ou estudante – estudante. No entanto, este trabalho teve como objetivo de adaptar um modelo didático tátil, afim de facilitar a aprendizagem do ensino do sistema respiratório aos alunos cegos; onde a aplicação desse modelo foi feita em uma sala regular com a presença do aluno com cegueira. Os resultados foram obtidos através das respostas coletadas pelo questionário, pelas observações de aulas e pela aplicação do modelo didático que sucedeu na satisfação do aluno diante o aprendizado do conteúdo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26181 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Kerolainne Maria de Oliveira.pdf | 552,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons