Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26181

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorLIMA, Kerolainne Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-09-04T18:32:27Z-
dc.date.available2018-09-04T18:32:27Z-
dc.date.issued2018-09-04-
dc.date.submitted2018-07-03-
dc.identifier.citationLIMA, K. M. O.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26181-
dc.description.abstractPara a inclusão de alunos com necessidades especiais, é preciso a união de profissionais com conhecimentos específicos e de escolas que apresente condições adaptativas. Uma dessas adaptações, é a presença em sala de aula de modelo didático; sendo este um objeto facilitador da aprendizagem. Esta deverá pensar em estruturas pedagógicas com quebras de barreiras, que permitam ao aluno com necessidades especiais as mesmas condições de aprendizagem. Salienta-se ainda que esse método vai dinamizar a aula e chamar a atenção de todos os alunos, pela condição diferenciada do material visual, bem como por facilitar o contato direto com o modelo didático. Ou seja, este instrumento vai dar um maior envolvimento com o conteúdo e sendo acessível, vai haver mais interações entre o professor - estudante e/ou estudante – estudante. No entanto, este trabalho teve como objetivo de adaptar um modelo didático tátil, afim de facilitar a aprendizagem do ensino do sistema respiratório aos alunos cegos; onde a aplicação desse modelo foi feita em uma sala regular com a presença do aluno com cegueira. Os resultados foram obtidos através das respostas coletadas pelo questionário, pelas observações de aulas e pela aplicação do modelo didático que sucedeu na satisfação do aluno diante o aprendizado do conteúdo.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectModelo didáticopt_BR
dc.subjectDeficiente da visãopt_BR
dc.titleModelo didático adaptado para o aluno cego: uma abordagem do sistema respiratório no ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1pt_BR
dc.description.abstractxFor the inclusion of students with special needs, the union of professionals with specific knowledge and of schools that presents adaptive conditions is necessary. One of these adaptations is the classroom presence of a didactic model; being an object facilitating the learning. This should consider pedagogical structures with breaks of barriers, which allow the student with special needs the same learning conditions. It is also pointed out that this method will dynamize the class and draw the attention of all students, due to the differentiated condition of the visual material, as well as facilitating direct contact with the didactic model. That is, this instrument will give a greater involvement with the content and being accessible, there will be more interactions between the teacher - student and / or student - student. However, this work aimed to adapt a tactile didactic model, in order to facilitate the learning of respiratory system teaching to blind students; where the application of this model was done in a regular room with the presence of the student with blindness. The results were obtained through the answers collected by the questionnaire, the observations of classes and the application of the didactic model that succeeded in the satisfaction of the student in the learning of the content.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Kerolainne Maria de Oliveira.pdf552,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons