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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25999

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Title: Alea jacta est: a prática docente do professor de história que faz uso do Roleplaying game na sala de aula
Authors: SILVA, Cláudio Rodrigo Vasconcelos
Keywords: Prática de esnino; Jogos de fantasia; Replaying game; História - Estudo e ensino; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 30-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo principal analisar a prática docente de professor de História de escola de referência no Estado de Pernambuco ao conduzir um projeto didático baseado na linguagem dos jogos, o roleplaying game (RPG), na sala de aula. Fundamentam as análises as discussões teóricas sobre a prática docente na perspectiva de Paulo Freire, as discussões sobre os saberes docentes, principalmente, aportadas por Maurice Tardif e sobre jogos apoiadas em Johan Huizinga e jogos e educação em Gilles Brougère. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso do tipo etnográfico, nos termos que a entende Marli André e foi realizada a partir de observações participantes de sete turmas de 1º ano do ensino médio onde o projeto didático foi executado, seguidas de entrevistas semiestruturadas com o professor, a coordenadora pedagógica e 25 alunos, além de análise documental do material produzido pelos alunos. A análise dos dados foi feita sob à luz da análise de conteúdo, baseada na técnica da análise temática, tal como a concebe Laurence Bardin. O projeto didático que dá título a essa dissertação, Alea Jacta Est, desvelou o papel do professor sujeito da pesquisa no enfrentamento aos principais problemas da escola campo de pesquisa, bem como evidenciou o enorme potencial da prática docente e dos saberes docentes construídos pelo professor que conduz o projeto didático baseado no jogo de RPG na sala de aula no desenvolvimento da leitura e escrita históricas, na construção de ganhos pedagógicos, dentre eles destacamos o exercício da expressão oral e escrita, a construção das habilidades interpretativas e argumentativas, a construção do conhecimento histórico escolar, portanto, a assunção da autonomia intelectual dos alunos, além do desenvolvimento de valores sociais como a ética, o trabalho em grupo, a cooperação e a solidariedade, o respeito ao próximo e o saber ouvir.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25999
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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