Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25999

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBATISTA NETO, José-
dc.contributor.authorSILVA, Cláudio Rodrigo Vasconcelos-
dc.date.accessioned2018-08-29T18:58:27Z-
dc.date.available2018-08-29T18:58:27Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25999-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo principal analisar a prática docente de professor de História de escola de referência no Estado de Pernambuco ao conduzir um projeto didático baseado na linguagem dos jogos, o roleplaying game (RPG), na sala de aula. Fundamentam as análises as discussões teóricas sobre a prática docente na perspectiva de Paulo Freire, as discussões sobre os saberes docentes, principalmente, aportadas por Maurice Tardif e sobre jogos apoiadas em Johan Huizinga e jogos e educação em Gilles Brougère. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso do tipo etnográfico, nos termos que a entende Marli André e foi realizada a partir de observações participantes de sete turmas de 1º ano do ensino médio onde o projeto didático foi executado, seguidas de entrevistas semiestruturadas com o professor, a coordenadora pedagógica e 25 alunos, além de análise documental do material produzido pelos alunos. A análise dos dados foi feita sob à luz da análise de conteúdo, baseada na técnica da análise temática, tal como a concebe Laurence Bardin. O projeto didático que dá título a essa dissertação, Alea Jacta Est, desvelou o papel do professor sujeito da pesquisa no enfrentamento aos principais problemas da escola campo de pesquisa, bem como evidenciou o enorme potencial da prática docente e dos saberes docentes construídos pelo professor que conduz o projeto didático baseado no jogo de RPG na sala de aula no desenvolvimento da leitura e escrita históricas, na construção de ganhos pedagógicos, dentre eles destacamos o exercício da expressão oral e escrita, a construção das habilidades interpretativas e argumentativas, a construção do conhecimento histórico escolar, portanto, a assunção da autonomia intelectual dos alunos, além do desenvolvimento de valores sociais como a ética, o trabalho em grupo, a cooperação e a solidariedade, o respeito ao próximo e o saber ouvir.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática de esninopt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectReplaying gamept_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleAlea jacta est: a prática docente do professor de história que faz uso do Roleplaying game na sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7931560086131345pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4598908452423232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aims to analyze the teacher teaching practice History of reference school in the state of Pernambuco to conduct an educational project based on the games of language, the roleplaying game (RPG) in the classroom. Establish the theoretical discussions analysis of teaching practice from the perspective of Paulo Freire, discussions on teaching knowledge, mainly aportadas by Maurice Tardif and on games supported by Johan Huizinga and games and education Gilles Brougère. The research is characterized as a case study of ethnographic type, according to the mean Marli André and was held from participant observations of seven high school year 1 classes where the teaching project was carried out, followed by semi-structured interviews with the teacher, the educational coordinator and 25 students, and documentary analysis of the material produced by the students. Data analysis was made in the light of the content analysis, based on thematic analysis technique, as he conceives Laurence Bardin. The educational project that gives title to this dissertation, Alea Jacta Est, unveiled the role of the research subject teacher in addressing the main problems of school research field, as well as highlighted the enormous potential of the teaching practice and teaching knowledge built by the teacher conducts educational project based RPG game in the classroom in the development of reading and historical writing, in the construction of educational gains, among them highlight the practice of oral and written expression, the construction of interpretive and argumentative skills, knowledge construction school records, so the assumption of intellectual autonomy of students, and the development of social values such as ethics, teamwork, cooperation and solidarity, respect for others and listening.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cláudio Rodrigo Vasconcelos Silva.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons